Ouça “História Hoje” 06/07: Primeiro filme totalmente falado estreou há 88 anos

lights-of-new-york-movie-

Em 6 de julho de 1928, estreou nos Estados Unidos o primeiro filme totalmente falado: As luzes de Nova Iorque.

Apresentação Gláucia Gomes

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

O cinema mudo reinava nas primeiras décadas do século XX. Mas, já havia tentativas de unir imagem e som desde o final do século passado. As primeiras experiências em sonorização de filmes começam com Auguste Baron, com a criação do grafonoscópio, em 1896.

 

Quatro anos mais tarde, em 1900, o cronógrafo de Henri Joly e os experimentos do inventor Thomas Edison tentam sincronizar imagem e som nas gravações, ainda sem sucesso.

 

Até que a invenção do americano Lee Forest, uma gravação magnética da película, permitia a reprodução simultânea de imagens e sons. Então, em 1926, a empresa cinematográfica Warner Brothers comprou o aparelho. E, no mesmo ano, lançou o primeiro filme com músicas e efeitos sonoros misturados: “Don Juan”.

 

No ano seguinte, a companhia lança o filme “O cantor de Jazz”. Mas, finalmente em 6 de julho de 1928, é lançado “Luzes de Nova Iorque”, o primeiro filme totalmente falado do mundo, utilizando um sistema de som chamado Vitaphone.

 

A história contada é de um jovem novaiorquino, Eddie, que deseja trabalhar na Broadway. Ele conhece a corista Helene, mas acaba se envolvendo em uma ação policial entre agentes e gângsters contrabandistas, com um assassinato mal resolvido e muita ação.

 

Planejado originalmente como curta-metragem musical, e chegando a ter uma versão muda nunca concluída, o filme foi sendo expandido pelos produtores até chegar a 57 minutos de duração.

 

Dirigido por Bryan Foy, e estrelado por Helene Costello e Cullen Landis, Luzes de Nova Iorque custou US$ 23 mil.

 

Mas, apesar da grande novidade, ou talvez justamente por causa dela, o filme teve um sucesso apenas relativo na época. Como os próprios atores estavam treinados com o cinema mudo, havia problemas de interpretação. Hoje, é considerado um clássico, principalmente pela importância histórica.

itaipu log

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *