Ouça “História Hoje” 05/05: Casa de shows Carnegie Hall foi inaugurada há 125 anos

Carnegie-Hall-Nova-York

Há 125 anos foi inaugurado o Carnegie Hall, uma sala de espetáculos em estilo renascentista italiano, construída para ser a casa da filarmônica de Nova Iorque. O Carnegie Hall conquistou, ao mesmo tempo, a glória para a música e a arquitetura.

 

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

O Carnegie Hall em Nova York é a casa de concertos mais famosa da cidade. Desde sua abertura, em 1891, ele já recebeu mais de 46.000 performances, incluindo alguns grandes nomes da musica clássica e popular. Carnegie Hall foi construído e nomeado em 1890 por Andrew Carnegie. Curiosidade: a pronúncia deste sobrenome escocês é ‘CarNEgie’, mas o nome do prédio é pronunciado ‘CARnegie’. Tudo bem, mais uma curiosidade: se você começar a tossir durante uma performance, a equipe do teatro levará balas para aliviar sua garganta. Isso que é atendimento!

 

Carnegie Hall: casa de concertos com estilo

 

De fora, o Carnegie Hall não é particularmente impressionante, mas na parte de dentro ele certamente é. Você perceberá isso assim que entrar no saguão, o que você pode fazer mesmo sem ter ingressos. O prédio possui 3 salões: o salão principal (atualmente chamado de Isaac Stern Auditorium / Ronald O. Perelman Stage) pode acomodar 2.800 pessoas; logo abaixo fica o salão Judy and Arthur Zankel, que acomoda 600 pessoas; e o Joan and Stanford I. Weill Recital Hall acomoda 250 pessoas. Eu não estive em todos eles, mas dizem que estes salões não têm assentos ruins, só o espaço para as pernas que é um pouco limitado no balcão. É importante ressaltar que a acústica de Carnegie Hall é espetacular. Esta é uma casa de concertos com estilo. Assistir a um concerto aqui é uma experiência inacreditável, especialmente se você vai ficar em Nova York por um período mais prolongado.

 

As estrelas do Carnegie Hall

 

Os maiores nomes na história da música já se apresentaram neste local. Pense em Tchaikovsky, Rachmaninoff, Maria Callas e Luciano Pavarotti, só para citar alguns. Porém, nem tudo é música clássica no Carnegie Hall. Ele também abriu suas portas para renomados artistas do jazz, como Miles Davis, Billie Holiday e Ella Fitzgerald. O prédio também tem fama pela sua longa lista de apresentações de “estrelas pop”: The Beatles, The Rolling Stones, Frank Sinatra, Bob Dylan, Josephine Baker, Stevie Wonder, David Bowie, Nat King Cole e – sim, sem brincadeira – Jay Z.

itaipu log

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Produzido e veiculado de segunda a sexta pelas Radio Brasil Cultura, Rádios EBC, e distribuído via web pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *