Ouça “História Hoje” 03/11: Conheça a missão russa que em 1957 enviou a cadela Laika ao espaço

space-dog-russian-stamp-1

3 de novembro de 1957. Laika, uma cadela de raça do Norte da Rússia foi o primeiro ser vivo a orbitar a terra. O voo a bordo do foguete que levou o satélite Sputnik 2 ajudou nas pesquisas para futuras viagens espaciais. A União Soviética já havia lançado um satélite artificial, o Sputnik 1. A missão de Laika no espaço impressionou o mundo.

Apresentação Dilson Santa Fé

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

Laika estava perdida nas ruas de Moscou. Capturada pelas autoridades soviéticas, acabou promovida a cosmonauta. Laika foi escolhida entre os 38 cães capturados por causa do seu temperamento. Era calma, obediente e mostrou uma inteligência incomum durante os treinamentos.

 

Os soviéticos só declararam que Laika não voltaria à Terra, e morreria no espaço, pouco depois do lançamento do foguete. Detalhes sobre a viagem de Laika foram revelados durante um Congresso Mundial Espacial, nos Estados Unidos, em 2002. Informações divulgadas garantem que Laika morreu de calor e pânico, apenas algumas horas depois do início da missão. A cadela recebia comidas em forma gelatinosa e estava acorrentada para não se mexer durante o lançamento. Sensores mostraram que Laika estava com os batimentos três vezes acima do normal.

 

Os cientistas soviéticos ficaram de cinco a sete horas depois do lançamento sem receber sinal de vida de Laika. Acreditava-se que a cadela havia sobrevivido por, pelo menos, quatro dias no espaço, quando o foguete parou de enviar sinais à Terra.

 

Mesmo tendo sobrevivido poucas horas, Laika contribuiu para a ciência espacial. Mostrou que seria possível um organismo vivo suportar bastante tempo no espaço a ausência de gravidade. A experiência serviu para que seres humanos fossem, depois, enviados em missões espaciais. O Sputnik 2 deu mais de 2.500 voltas ao redor da Terra e desintegrou-se na atmosfera do planeta no dia 4 de abril de 1958.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Braisil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *