Ouça “História Hoje” 01/06: Saiba mais sobre Murilo Rubião, precursor da literatura fantástica no Brasil

murilorubião

Há 100 anos nascia em Carmo de Minas o escritor e jornalista Murilo Eugênio Rubião. Sua obra influenciou vários autores brasileiros, entre eles, José Veiga e Moacir Scliar. Seus contos foram traduzidos para inglês, espanhol  e alemão.

Murilo Rubião

 

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

Murilo Eugênio Rubião

Nasceu em Minas Gerais, em 1916. Escritor, advogado e jornalista, é tido como precursor do realismo fantástico na literatura latino-americana, bem antes de a moda pegar. Foi oficial de gabinete do governo Juscelino Kubitschek, em Minas Gerais; e trabalhou na Imprensa Nacional a convite de Tancredo Neves. Foi um dos grandes contistas brasileiros, de linha erudita e uma literatura sem pressa. Ficou conhecido do grande público na década de 1970, quando a Editora Ática assumiu sua obra. Seu primeiro livro, O ex-mágico, saiu em 1947, revelando o caráter fantástico de sua literatura. Aliás, vejamos os títulos seguintes: A estrela vermelha (1953), Os dragões e outros contos (1965), O pirotécnico Zacarias – primeiro sucesso literário no início da década de 1970 – e A casa do girassol vermelho (1978). Escreveu inúmeros contos em revistas e suplementos literários de jornais de diversos países. Agora que se fala tanto na grandeza do conto, sua obra aguarda algumas reedições e análises. Faleceu em 1991.

itaipu log

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *