Ouça “História” 29/04 Hoje: Saiba mais sobre Hitchcock, o mestre do suspense

alfred

Há 36 anos, morria o diretor Hitchcock nasceu em Londres, Inglaterra, onde começou a fazer cinema, mas foi nos Estados Unidos que criou seus maiores clássicos.

 

No início, produziu filmes mudos para a Paramount Pictures. Sua primeira criação foi “Número 13”, de 1922, mas o projeto foi abandonado antes mesmo de ser finalizado porque o estúdio faliu.

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

Em 1925, Hitchcock filmou de The Pleasure Garden. Influenciado pelos assassinatos do personagem Jack, o Estripador. Sua estreia no gênero de suspense ocorreu em 1927 com o filme. O Inquilino.

 

As produções de Alfred Hitchcock chamaram a atenção de Hollywood. Em 1939, o cineasta mudou-se para os Estados Unidos. No ano seguinte, dirigiu Rebecca, que lhe rendeu o Oscar de melhor diretor.

 

Outro marco na carreira do diretor foi Festim Diabólico, uma trama que faz referências a Nietzsche e ao homossexualismo, algo incomum para a época.

A primeira cena do filme mostra os protagonistas escondendo um amigo dentro de um baú, dando a entender que tinham acabado de matá-lo. Durante 80 minutos, o filme mostra uma festa realizada na sala onde está o “caixão”, causando a grande tensão da trama.

 

A consagração de Hitchcock ocorreu nas décadas de 50 e 60 como o grande nome do cinema de suspense. Em 1954, dirigiu o Disque M Para Matar, que contou pela primeira vez com Grace Kelly no principal papel, se tornando a atriz favorita do diretor.

 

No mesmo ano, Hitchcock lançou Janela Indiscreta, com James Stewart e Kelly. O filme, um dos mais conhecidos, acontece o tempo todo nos arredores da janela do protagonista, que, por quebrar a perna, passa a observar a vizinhança com um binóculo, descobrindo uma possível tentativa de assassinato

 

Em 1960, produziu o filme Psicose, filme que ajudou a mudar a abordagem cinematográfica sobre o terror. A reação do público foi impressionante, com filas que dobravam os quarteirões e muita gritaria na plateia, nas cenas mais aterrorizantes.

 

Psicose trouxe uma das cenas mais conhecidas da história do cinema, a famosa cena do chuveiro, quando a personagem Janet Leigh é assassinada a facadas. O filme,  que era o preferido de Hitchcock, ficou na décima oitava posição entre os 100 melhores filmes do Instituto de Cinema Americano.

itaipu log

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *