Os sabores do litoral do Brasil

Os sabores do litoral do Brasil

A culinária nacional varia de acordo com as regiões do País. O litoral do Brasil se estende de Norte a Sul, e as praias são localidades com comidinhas e pratos deliciosos. Alguns dos sabores mais procurados por turistas de todo o mundo estão à beira-mar. Seguem alguns exemplos.

 

Receita-de-camarao-alho-e-oleo-0061) Camarão ao alho e óleo: chega a ser quase uma afronta, quando lambuzado de limão. O camarão ao alho e óleo é petisco comumente encontrado em barracas de praia ou em restaurantes litorâneos. Pode também ser servido no espeto. Enquanto algumas receitas recomendam apenas a retirada da cabeça do crustáceo para o preparo, outras servem ele inteiro. Ambas são igualmente saborosas.

 

moqueca2) Moqueca: tradicional prato do litoral brasileiro, a moqueca mantém algumas variações, a depender das diferenças regionais. Na Bahia, ela leva o sabor inconfundível do leite de coco, ingrediente dispensado na receita capixaba. As mais apreciadas costumam ser aquelas repletas de diferentes tipos de frutos do mar. Acompanham arroz e farinha de mandioca (também conhecida como aipim ou macaxeira). Servido?

 

 

 

casquinha-de-siri-3) Casquinha de siri: comumente consumida como entrada no Brasil, a casquinha de siri parece nunca satisfazer a fome, pois é servida em uma pequena concha. A quantidade, no entanto, é certamente compensada pelo sabor. O petisco é acompanhado de limão e farinha.

 

 

 

 

peixe frito4) Peixe frito: talvez esse seja o mais tradicional e crocante prato praiano do País. Por conta do sucesso e do sabor, ele não está mais restrito ao litoral e acabou incorporado à dieta semanal do cidadão brasileiro. Rico em ômega 3, o peixe contribui para a saúde vascular e cerebral. Pode ser servido de inúmeras maneiras.

 

 

 

queijo coalho5) Queijo coalho: produzido por meio de fermentação e coagulação, esse tipo de queijo é fabricado comumente no Nordeste, região onde é amplamente apreciado assado na chapa. A receita se popularizou e, hoje, o queijo coalho na chapa é consumido no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e em praticamente todo o litoral brasileiro. Salgado e levemente ácido, pode ser utilizado em outras receitas tradicionais.

 

 

 

ASSISTA A TV BRASIL CULTURA

bannertvbrasilcultura

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *