Orquestra Sinfônica do Paraná volta a PG

Longe dos palcos de Ponta Grossa há mais de um ano, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) retorna a Princesa dos Campos para um grande espetáculo, neste domingo (17). Resultado da parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Governo do Paraná e Ministério da Cultura, o concerto será realizado no Cine-Teatro Ópera, às 19h. A partir de quinta-feira (14) os ingressos estarão à disposição na bilheteria do teatro no valor de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

 

Sob a regência do maestro e violinista de Brasília, Cláudio Cohen, um dos grandes nomes do cenário musical do país e exterior, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou em várias cidades paranaenses e encerra a turnê em Ponta Grossa. A apresentação inclui, ainda, participação solo do harpista Helio Leite.

 

Com 26 anos de existência, a OSP desenvolve grande atividade de concertos sinfônicos, coral sinfônico, concertos didáticos para escolas, óperas, acompanhamento de grandes obras de balé com o Balé Teatro Guaíra e realiza o projeto cultural de interiorização da música sinfônica no Estado. Inúmeros maestros e solistas convidados brasileiros e internacionais contribuíram com a Orquestra conferindo a ela lugar de destaque no cenário nacional. Em seu repertório constam mais de 800 obras e mais de 700 atuações, com estréias brasileiras e sul-americanas importantes. Em sua discoteca constam dois CD e um LP.
Programa:

Compositores/Obras

RIMSKY- KORSAKOV, Nicholai (1844-1908)

 

Abertura sobre temas Russos, Op. 28.

 

Compositor russo considerado um mestre em orquestração, que escreveu obras importantes como “Scheherazade”, de 1888, e “A Grande Páscoa Russa”. Korsakov também compôs as óperas “Sadko”, de 1887, e “O Galo de Ouro”, de 1909.

 

PIERNÉ, Gabriel (1863-1937)

 

Concertstück para harpa e orquestra em Sol sustenido maior, Op.39. Allegro moderato – Andante – Allegro Scherzando

 

Pierné foi compositor, organista e regente francês, aluno de César Frank, autor de oito óperas, balés, oratórios, obras orquestrais, concerto para piano e orquestra (1887), uma obra para balé, um poema sinfônico para piano e orquestra. Para órgão e orquestra compôs Les Cathédrales, para harpa e orquestra escreveu um Konzertstück.

 

Solista: Helio Leite, músico integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná

 

GUARNIERI, Camargo (1907-1993)

 

Dança Brasileira

 

Um dos maiores nomes da música brasileira, Guarnieri escreveu muitas obras para orquestra, música de câmara, canto, solistas. Recebeu o prêmio “Gabriela Mistral” pela OEA (Washington), considerado o Nobel das Américas, com o título de “Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas.

SANTORO, Cláudio (1919-1989)
Canto de Amor e Paz

Santoro foi um importante compositor brasileiro, fundador e maestro titular das Orquestras de Câmara da Rádio MEC e da Universidade de Brasília. Sua atuação artística, educacional e política foi marcante e influenciou várias gerações.

 

PROKOFIEV, Sergei (1891-1953)

 

Sinfonia nº 1 em Ré maior, Op. 25 – Clássica

 

Allegro – Larghetto – Gavotte – Finale

 

Compositor natural de Sontsovka, um dos traços característicos do estilo de Prokofiev é o brilhante humorismo. Mas esse estilo variou muito, no tempo, entre sutilezas requintadas e fortes acentos populares, entre o nacionalismo russo e o Neoclassicismo. Sua obra é extensa e abrange todos os gêneros.

    Author: Redação

    Share This Post On

    2 Comentários

    1. Pomeroy, your ‘cisco’ Golden Companion, belongs to the decide on organizations Cisco promoted to produce Wife or husband Thoughts Product Products and solutions (PVSO PVSO Wife or husband Sound Guidance Selling (‘cisco’) ) to get Cisco networks in a pilot enter in Will probably, 2007.

    2. SodiumA 4piece pouring involved with Chicken McNuggets contains 700 milligram involving salt, any 6piece helping possesses 700 mg with a 10piece assisting, A,500 milligram.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *