Nordeste tem maior número de selecionados em edital de Cines

Cine Mais CulturaO Nordeste foi a região mais contemplada no edital Cine Mais Cultura para municípios com até 20 mil habitantes, com 50 cidades selecionadas. Em todo o Brasil, 150 prefeituras foram escolhidas, sendo 46 no Sudeste, 42 no Sul, sete no Norte e cinco no Centro-Oeste.
 
As administrações municipais receberão kits contendo tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens). O investimento é de R$ 2,25 milhões, por meio do Programa Mais Cultura.
 
A coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, destaca a importância de editais voltados para essas pequenas cidades: “apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas comerciais de cinema e boa parte da população não tem condições de pagar pelo ingresso. O Mais Cultura tem como objetivo principal democratizar o acesso da população a bens e serviços culturais”.
 
Primeiros colocados – Entre os dez municípios com maior pontuação final no edital, os sete primeiros colocados são do Nordeste. Palhano (CE) e a Ilha de Itamaracá (PE) receberam as maiores notas do País: 9,83. Empatados em terceiro lugar, Andaraí (BA), Pilar (PB) e Muquém de São Francisco (BA).  Completam a lista, Zabelê (PB) e Jaicós (PI).
 
Estados mais contemplados – A Bahia, com 14 cidades selecionadas, foi o estado nordestino com maior número de contempladas, seguida por Paraíba (11), Rio Grande do Norte (7), Ceará (6), Piauí (6), Alagoas (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Maranhão (1).
 
Ainda esta semana, também serão divulgados os resultados de editais estaduais de Cine Mais Cultura para iniciativas da sociedade civil a serem implantadas no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o que ampliará, ainda mais, o número de municípios com este equipamento cultural. Atualmente, já existem 152 Cines Mais Cultura no Nordeste, além de outros 230 em implantação.
 
Capacitação – Além de fornecer equipamentos e acervo, o Cine Mais Cultura realiza oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões.

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. ASqrZt Thanks for sharing, this is a fantastic blog article.Really thank you!

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *