No Paraná a expressão da cidadania.

osmar dias prA dimensão cidadã fundamenta-se no princípio de que os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos e devem constituir-se como plataforma de sustentação das políticas culturais para o Paraná. A esse respeito artistas, intelectuais, jornalistas, agentes culturais representantes de vários segmentos da cultura do Paraná, semana próxima passada, participaram do encontro com Osmar Dias. O evento possibilitou a entrega de documentos contendo propostas para o setor e contou também, com a presença de  candidatos ao legislativo da coligação “A União Faz Um Novo Amanhã”, como Rafael Greca, Chico Brasileiro. Ângelo Vanhoni, Ricardo Gomyde, Prof. Paixão e Péricles de Mello.

 

O plano de governo que contém as diretrizes do candidato da coligação “A União Faz um Novo Amanhã” para o setor cultural foi desenvolvido em diálogo com representantes do PT, PMDB, PCdoB e PDT. Os 12 pontos apresentados pelo Comitê Suprapartidário de Cultura expressam as linhas de ação do governo e contemplam as principais pautas que deverão entrar em votação no Congresso Nacional para democratizar e expandir os investimentos em Cultura no Brasil: o Sistema Nacional de Cultura, a PEC-150 que garante 2% de recursos do orçamento da União para o setor, 1.5% nos Estados e 1% nos Municípios, o Plano Nacional de Cultura e o Procultura. Além disso, Osmar se comprometeu em instituir o Conselho Estadual de Cultura e criar uma Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Outra proposta inovadora do candidato é a criação de uma linha de microcrédito para o setor cultural, oportunizando financiamento à projetos culturais que demonstrem sua sustentabilidade econômica.

 

osmardias e culturaOsmar defendeu formas de estimular o turismo regional e, conseqüentemente, promover a geração de novos empregos. “Tenho viajado por este Paraná há 30 anos e vejo cada região com uma cultura diferente. Já pensou se dermos recursos e, depois, justarmos isso tudo com o turismo? Além de fortalecer nossa cultura, vamos mostrar que ela também gera renda e empregos e, portanto, cidadania. É isso que quero fazer”,adiantou.

Música e emoção – Foi uma noite para se firmar compromissos, de homenagens – ao maestro Waltel Branco – e de cantoria. Recebido pelo jornalista e compositor Cláudio Ribeiro e pela dupla paranaense William e Renan, Osmar arriscou cantar junto com eles e se emocionou ao ouvir o voto de confiança da filha Rebeca, que o tem representado nas reuniões com Comitê da Cultura

 

O secretário estadual de Cultura do PT, Thiago Douglas, em nome da organização (Claudio Fajardo, Di Lucca, Rebeca Dias, Jewan Antunes, Will, Pio Santana, Getúlio Guerra, Elton Bartz, Cláudio Ribeiro, Otávio Camargo entre outros) entregou ao candidato Osmar Dias a síntese elaborada pelo Comitê Suprapartidário em diálogo com artistas e produtores culturais do Paraná, contendo propostas para o plano de governo.

Leia o documento na íntegra – 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *