Negrinha

negrinhaÓrfã aos sete anos, uma menina nascida na senzala vivia os abusos da patroa na época da abolição. Uma infância de maus tratos e castigos. Assim viveu Negrinha, personagem de Monteiro Lobato, no conto de mesmo nome, escrito em 1920. Inspirados no texto, o diretor teatral Luiz Fernando Marques e a atriz Sara Antunes se uniram na concepção do monólogo Negrinha, que após percorrer diversas cidades no Nordeste, volta ao Rio para curta temporada na Casa da Gávea, a partir do dia 28 de agosto.

Em cena, Sara vive a menina negra que não tem nome e é chamada pelo apelido que identifica sua raça, no diminutivo. Com afeição pelas cores, em especial pelas das pessoas, a criança chama todos ao seu redor também pelas tonalidades que enxerga, ressaltando de imediato a crítica presente no texto: o preconceito da cor. “O conto serviu como ponto de partida para a criação de uma dramaturgia própria”, explica a atriz.

A montagem apresenta uma experiência sensível, como uma imersão ao universo de Negrinha, através de sons e cheiros, resultado de uma profunda pesquisa. Como uma viagem no tempo, ao entrar na Casa da Gávea, o público encontrará a Casa Grande, com cadeiras e poltronas de época, e a Senzala, com esteiras e tocos de madeira. A iluminação é feita por velas, onde sombras e luzes atuam ao lado da atriz. Negrinha é um trabalho artesanal, voltado para o preciosismo das palavras, objetos e figurinos, para realçar novas nuances dessa história.

Criada em 2007 com incentivo do Programa de Ação Cultural (PAC), a peça surgiu da necessidade de fazer ecoar, pela voz baixa e frágil de uma menina, um momento crucial da história do Brasil: o fim da escravidão. O monólogo evidencia um país que a história oficial não relata, pois traz a perspectiva de uma criança: uma “negrinha”, sem nome e sem futuro, aprisionada como um fantasma na casa grande.

O espetáculo aborda o fim da escravidão e a sociedade, através do olhar uma pequena escrava. Deste universo, surge a dimensão poética e lúdica, e ao mesmo tempo apavorante e cruel, de uma história real. Este imaginário oscila entre a sutileza do mundo infantil e a crueldade de como este pode ser destruído.

Negrinha estreou em setembro de 2007 na Vila Maria Zélia São Paulo e foi apresentado em Curitiba – Casa Vermelha (PR), SESC Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), Sorocaba (SP), Santos (SP), Espaço Parlapatões (SP), São José dos Campos, OC Oswald de Andrade (SP), Espaço SESC Copacabana (RJ) e Festival de Inverno Ouro Branco (MG), Belo Horizonte, Goiânia, FAU Maranhão (SP). Em 2008, a peça foi apresentada pela primeira vez no Rio, no Espaço SESC, em Copacabana. Em 2009, voltou à cidade para uma temporada no Casarão de Austregésilo de Athayde e foi apresentada em diversas cidades do Nordeste: Maceió, Salvador, Recife, João Pessoa e Natal. Ainda este ano, a peça será apresentada em Fortaleza e São Luís.

Texto: Sara Antunes. Atuação: Sara Antunes. Direção: Luiz Fernando Marques

Datas: 28 de agosto a 26 de setembro
Local: SESC Rio Casa da Gávea (Praça Santos Dumont, 116 – Informações: 2239 3511
Horário: sábado,às 21h e domingo, às 20h
Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 20,00 (estudante/idoso/comerciário Sesc/classe).
Forma de pagamento: dinheiro. Capacidade: 80 pessoas
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.

    Author: Redação

    Share This Post On

    31 Comentários

    1. C0Fg9s I think this is a real great blog article.Really thank you! Really Cool.

    2. cdh5J6 I am so grateful for your blog post.Much thanks again. Really Great.

    3. lqONpm I truly appreciate this blog post.Much thanks again. Will read on…

    4. Really enjoyed this blog.Really thank you! Fantastic.

    5. Really enjoyed this blog article. Much obliged.

    6. Very informative blog article.Much thanks again.

    7. Thanks for sharing, this is a fantastic article post. Really Cool.

    8. Great article.Really looking forward to read more. Keep writing.

    9. I cannot thank you enough for the article post.Really looking forward to read more. Awesome.

    10. NSFlEf This is one awesome blog post.Really thank you! Keep writing.

    11. A round of applause for your blog article.Much thanks again. Really Great.

    12. Thank you for your article post.Really looking forward to read more. Really Great.

    13. Major thankies for the blog post.Thanks Again. Will read on…

    14. Really informative article.Really looking forward to read more. Really Great.

    15. Enjoyed every bit of your post.Much thanks again. Really Great.

    16. Really appreciate you sharing this post.Thanks Again. Awesome.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Jason Youmans - Title... [...]very couple of web sites that happen to be detailed beneath, from our point of view are undoubtedly very well …
    2. Social Media Marketing Companies - Title... [...]The information mentioned in the post are some of the very best offered [...]...
    3. laser cellulite treatment - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nevertheless seriously worth taking a look, whoa did one particular …
    4. stern kaufen - Title... [...]just beneath, are a lot of totally not related web-sites to ours, nevertheless, they are certainly worth going over[...]...
    5. make money online - Title... [...]Every once in a when we decide on blogs that we read. Listed below would be the latest websites that …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *