Musipar – Cantando o Paraná e Tocando o Brasil.

Muitos artistas, musicos, tecnicos, intelectuais, produtores e jornalistas estiveram presentes na Assembléia de lançamento do MUSIPAR (Fórum de Música do Paraná), que aconteceu nesta quinta-feira (24), no SATED. Ato que mostra claramente que o MUSIPAR, herdeiro legitimo das tradições de lutas dos artistas paranaenses, em consonancia com as determinações e encaminhamentos do FNM (Fórum Nacional de Música), tem o objetivo de ser um espaço de articulação da sociedade civil, onde estes artistas, entidades e movimentos culturais possam propor, acompanhar, fiscalizar e cobrar a implementação de políticas públicas de cultura no Paraná e, em especial na área da música em todos os generos.
“A participação da classe musical na elaboração das ações é a principal premissa para a construção de um Fórum forte como queremos”…disse Raymundo Rolim um dos fundadores do Musipar e presidente da Associação dos Compositores do Paraná.

O Fórum realizará discussões públicas e participativas em varias regiões do Paraná, para fomentar a reflexão sobre o contexto local e levantar as demandas e linhas de ação para o setor musical como um todo.

Mara Fontoura, cantora e produtora uma das coordenadoras disse que ” pela primeira vez conseguimos reunir um conjunto de trabalhadores das artes no Paraná em torno do MUSIPAR o que demonstra a amizade e camaradagem que aqui se construiu ao longo de décadas de trabalho e com certeza irá perpetuar por muitos e e bons anos atraves deste fórum que representa a classe musical do estado”.

“O Musipar já nasce com uma série de demandas apontadas. Uma delas é a articulação e consolidação de uma lei estadual que ampare os musicos”, lembrou o Coordenador Geral Indioney Rodrigues. dizendo que o debate incluiu ainda, uma “discussão de oportunidades de reflexão conjunta sobre a importância da música na formação das pessoas e nas suas possibilidades diversas dentro da escola”. Apontando a Lei onde a música deverá ser conteúdo obrigatório nas escolas.

Ana Cascardo cantora, ressaltou a relevância do Fórum. “Essa oportunidade é extremamente importante. A cultura paranaense tem uma diversidade enorme e é preciso conhecer e canta-la. Então esse debate, essa troca cultural é muito significativa”, frisou a artista.

Citando André Wlodarzyk e Teo Ruiz, José Geraldo reforçando a ligação entre MUSIPAR e FNM bradou: Vida longa ao MUSIPAR – Fórum de Música do Paraná!!

O compositor e jornalista Cláudio Ribeiro presidiu a mesa, ao lado do produtor Osvaldo Aranha e aberta a Assembleia, foi apresentada a ideia do Fórum MUSIPAR, e promovida a aprovação do estatuto, cuja leitura já havia sido promovida por aviso prévio. O estatuto foi aprovado por unanimidade, passando-se então para a eleição de uma coordenação provisória com chapa única composta por:

Coordenador Geral – Indioney Rodrigues;

Coordenador de Relações Institucionais – Claudio Ribeiro

Coordenador de Gestão administrativo-financeira – Juliana Dias Cortes Moraes de Almeida;

Coordenador adjunto de planejamento – Mário Waden

Coordenador 1º secretário – Maria Yvete Fontoura

Coordenador 2º secretário – Ricardo Borges Janotto

Coordenador 3º secretário – José Geraldo…

Os coordenadores foram eleitos por maioria de votos, ficando estabelecida que a eleição da coordenação definitiva ocorrerá no mês de novembro do corrente ano.

Em seguida foi apresentada para aprovação da Assembleia a logomarca do Fórum MUSIPAR criada pelo designer Antonio Martiniano Fontoura, sendo aprovada por unanimidade.

Na oportunidade, com relação a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, foi apresentado e aprovado um Abaixo-assinado e Carta de Repúdio ao prefeito Luciano Ducci contra a licitação que está marcada para 04/06/2012, 9h, para outorga de concessão de gestão e operação precedida de obras dos espaços de cultura e lazer dessas áreas culturais.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *