Música é o tema da Caravana Rumos 2010

musicaNos dias 25 e 26 de março (quinta-feira e sexta-feira) o Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina recebe a Caravana Rumos 2010 que leva à cidade debates sobre a cena musical e suas políticas públicas, apresentação de documentários e um laboratório de experiências e ações inovadoras. O evento é uma parceria com a Universidade de Santa Catarina, e o Projeto 12:30, realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, integrando as comemorações dos 50 anos da universidade.

Com foco em música, trata-se de uma das viagens que levam equipes do Itaú Cultural a todas as capitais do Brasil até o final deste semestre para informar sobre o os editais do programa Rumos, edição 2010 – Literatura, Pesquisa, Música e, pela primeira vez, Teatro, cujas inscrições vão até 30 de junho (com exceção de Literatura, que as encerra em 31 de julho). Em Florianópolis, esta caravana conta com a presença de Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do instituto. “Vamos envolver os participantes em uma discussão sobre as  políticas públicas, ou a falta delas,  na área da música”, explica ele.

Segundo o jornalista Israel do Vale, que vai mediar as mesas de debates com Natale, a passagem do Rumos Música por Santa Catarina está cercada de boas expectativas, já que integra as comemorações de 50 anos da UFSC, iniciadas esta semana. “Mas também porque tende a ser um marco, em um momento riquíssimo de mobilização e articulação do meio, que é fruto justamente do esforço coletivo da rede de parceiros envolvida.”

Além da UFSC, o evento conta com a Universidade do Estado do Estado de Santa Catarina (UDESC), única com curso de música no Estado; do coletivo Insecta, e, entre outros, do Sconectada, fórum de coletivos de música que fez ontem um giro intensivo por cidades importantes do interior do estado (como Iatajaí, Camboriú e Joinville), entre outros, para mobilizar representantes da cadeia produtiva da música para o evento.

Caravana Rumos

Os quatro núcleos que estão com editais abertos neste ano (Música, Literatura, Pesquisa, e, pela primeira vez, Teatro) formaram equipes com profissionais, estudiosos, jornalistas e pesquisadores de suas respectivas áreas e com elas visitarão todas as capitais do país. A caravana começou por Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB), com foco em literatura. Segue, com este viés, para São Luis (MA), Aracaju (SE), Brasília (DF) e Florianópilis (SC).

A caravana focada em música começa por Florianópolis (SC) e prossegue por Vitória (ES), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) e Macapá (AP).  Teatro passa por Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Palmas (TO), Natal (RN), Curitiba (PR) e Teresina (PI). Os destinos com foco em pesquisa são Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Além de debater questões relacionadas com a sua área e a cena das cidades visitadas, em paralelo, as equipes divulgam os novos editais do Rumos Itaú Cultural. Parte das ações permanentes da instituição desde 1997, o programa Rumos fomenta a produção artística e intelectual do Norte ao Sul do país.

 Pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea, em 13 anos o Rumos  soma aproximadamente 20 mil projetos inscritos, com o apoio ao desenvolvimento de cerca de 900 projetos em Arte  Cibernética, Artes Visuais, Cinema  e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música e Pesquisa Acadêmica. Levou a obra dos selecionados a mais de 2 milhões de pessoas em todo o país, (sem contar o público atingido pelos seminários e demais ações das itinerâncias do programa). As obras selecionadas foram divulgadas, ainda, por mais de 310 emissoras de rádio e televisão parceiras.

 Durante o período de inscrição, em 2010, serão realizadas palestras, debates e oficinas em todas as capitais brasileiras. Para saber mais sobre o programa acesse: www.itaucultural.org.br/rumos . O programa também mantém um blog com notícias: http://www.itaucultural.org.br/blogdorumos.
 
Para mais informações: http://www.musicnews.art.br/news.aspx?ID=29127

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *