Museu Monteiro Lobato

Monteiro_Lobato museuConheça o Museu Monteiro Lobato, localizado na cidade de Taubaté, e divirta-se com a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato foi criado em 1958 no casarão que pertenceu ao Visconde de Tremembé, avô materno de Monteiro Lobato. A área, chamada por Visconde de “Fazenda da Cidade”, situava-se entre o centro de Taubaté e o então bairro do Tremembé numa extensão de 20 alqueires, que continha árvores frutíferas, pastos, matas, ribeirão e cachoeira, além do horto criado pelo seu avô. Com a morte do patriarca, a família vendeu a propriedade, que acabou abandonada. Em 1962, o imóvel foi tombado pelo então Departamento do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (DPHAN), devido à sua importância histórica e arquitetônica.

A estrutura do casarão onde funciona o museu é feita de taipa de pilão. Originalmente, a casa era um exemplar típico das chácaras das chamadas “Cidades do Café” do século 19. Durante as obras de restauro, concluídas em 1979 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), conservaram-se os vãos das portas e janelas, além do piso de tijolos em dois cômodos. Em 1981, o museu foi entregue à população, em comemoração à 39ª Semana Monteiro Lobato. Entre as atividades que a instituição museológica oferece ao público, estão visitas monitoradas por personagens do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que apresentam o museu e falam sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato. Há também sessões de teatro para crianças baseadas na literatura infantil do autor. O museu oferece ainda aos visitantes livros para empréstimos ou leituras no local. Aos finais de semana, monitores realizam oficinas de arte e atividades na brinquedoteca, um espaço de diversão e aprendizado. O Sítio do Pica Pau Amarelo, como ficou conhecida a propriedade, conta ainda com área verde de 18 mil m², playground e mesas para piquenique.

O patrono

“Um país se faz com homens e livros”, assim pensava Monteiro Lobato. Nascido em 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, José Bento Renato Monteiro Lobato foi um homem que defendeu seus ideais enfrentando críticas e cultivando grandes amigos. Formado em direito pela Faculdade do Largo São Francisco, exerceu durante sua vida não só a profissão de advogado. Foi também desenhista, cartunista, crítico e editor. Como escritor, foi o precursor da literatura infantil, contribuindo com sua obra para a imaginação das crianças, a partir das vivências de Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Marquês de Rabicó, entre tantos outros personagens. Monteiro Lobato faleceu no dia 04 de julho de 1948.

Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato
Av. Monteiro Lobato S/N
Chácara do Visconde
Taubaté-SP
CEP: 12050-730
De terça à domingo, das 9h às 17h.
Agendamento de terça a sexta das 9h às 11h30
Fone: (12) 3625-5062
sitiopicapauamarelo@museumonteirolobato.com.br
www.museumonteirolobato.com.br

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *