Museu da Diversidade Sexual abre exposição inédita sobre o futebol em SP

Em ritmo de Copa do Mundo, o Museu da Diversidade Sexual discute a homofobia e o machismo dentro de campo e nas torcidas. Progressos importantes aconteceram na sociedade e na legislação, garantindo diversos direitos à população LGBT – mas no futebol, o esporte mais popular do mundo, o tema ainda é tabu com efeitos perversos à carreira e à vida pessoal de atletas, aos milhões de torcedores LGBT que não podem frequentar os estádios, à sociedade como um todo e ao próprio esporte.

 

Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a mostra fica em cartaz de 11 de junho até 12 de outubro, e convida o público a participar de um novo time: Diversidade F. C., construindo um cenário que todos e todas podem jogar livres de qualquer discriminação porque “no nosso time joga todo mundo”.

 

A exposição “Diversidade Futebol Clube – No nosso time joga todo mundo”, foi criada com intuito de discutir o preconceito, principalmente aquele sofrido pela comunidade LGBT, no futebol e apresenta imagens do fotógrafo Roberto Setton, que registrou, entre 2008 e 2012, o “Futebol das Drags”, evento que comemora o aniversário da boate Blue Space.

 

Há quem jogue de salto alto ou com um bolo de aniversário na cabeça. O objetivo é promover a convivência e uma cultura de paz.

 

O Museu da Diversidade Sexual tem como tema central a valorização da diversidade sexual no Brasil por meio de ações de pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio material e imaterial, a partir da abordagem da história da população LGBT, do ativismo político e do legado sociocultural, entendendo seu papel importante e transformador da cultura brasileira.

 

Ficha Técnica

Exposição: “Diversidade futebol clube”

Fotografias: Roberto Setton

Curadoria: Diógenes Moura

Concepção: diversa, arte e cultura

Projeto expográfico: Flavio da Silva Pires

Apoio: museu do futebol, MAM, adidas

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *