Mungunzá, Chá de burro, Mingau de milho

Mungunzá

Esses nomes na verdade querem dizer a mesma coisa, independente do nome o sabor é o mesmo, em qualquer lugar desse Brasil.  Alguns podem ter algum ingredientes de menos ou demais. Eu conheço por mingau de milho ou mingau maranhense e só depois que soube que também é chamado de mungunzá ou chá de burro, nomes tão feios para algo tão gostoso.

 

Tantos e diversos nomes para uma delícia tão simples de fazer. A quem interessar , eis a receita!

1 kg de milho para mungunzá ou canjica amarela ( também tem o milho branco, próprio pra esse mingau, é bem mais gostoso, sendo o milho mais mole e dando um sabor melhor ao mingau. Eu usei o milho amarelo porque foi meu marido quem comprou e ele disse que não sabia dessa diferença).

1 Lata de leite condensado

Coco ralado a gosto ( Pode ser o pacotinho ou o coco fresco, mas não tem comparação quando usado o coco fresco, fica bem melhor!).

2 Unidades de canela em pau

1 Litro de leite.

Canela em pó para polvilhar.

        Modo de fazer

Deixe o milho de molho por 24 horas. Depois desse período cozinhe na água em que estava de molho por 1 hora na panela de pressão, junto com a canela em pau. Deixe a água secar bem e coloque o leite e deixe cozinhar mais um pouco, até ficar molinho. Acrescente o leite condensado e o coco ralado uns 10 minutinhos antes de desligar o fogo. Depois de pronto é só colocar canela em pó.

Pode-se comer tanto quente como frio, fica uma delícia de ambas as formas.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *