Mostra Processos e Criação

Santander_CulturalDe 11 de setembro a 4 de outubro, o Cine Santander Cultural apresenta a mostra Processos e Criação. Trata-se de uma programação em sintonia com a agenda de atividades da Pré-Bienal: Índices e Anotações, evento que mostra os bastidores da Bienal 2009 no Santander Cultural. Filmes raros que registram os processos de criação em diferentes áreas, como artes visuais, cinema, música e teatro estão na mostra, que inclui exibições únicas e sessões comentadas. A Pré-estreia do documentário A margem da linha, com participação da gaúcha Regina Silveira e da diretora Gisela Callas para comentar o filme, acontece em 12 de setembro. Outro destaque é Dado tagueur, longa sobre o trabalho do grande artista francês, com sessão comentada por Teresa Poester, em 13 de setembro.
A margem da linha, documentário de longa metragem, com direção de Gisella Callas e direção de fotografia de Carlos Ebert, fala de três gerações de artistas, representadas por Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol. Eles dialogam com os paradigmas da arte contemporânea e sua relação com o espaço. Através da percepção do observador e de seu deslocamento para dentro da obra que a diretora Gisella Callas organizou o conteúdo do objetivo ao subjetivo na arte.
Com exibição única e entrada franca, o filme Dado tagueur, de Jorge Amat, acompanha Dado pintando a Capela de Gisors de 1999 a 2004. É uma pequena capela que ficava dentro de um leprosário na Normandia. Dado é dos poucos pintores expressionistas da França. Nascido, na realidade, em Montenegro, em 1933, ele é um dos artistas homenageados da Bienal de Veneza de 2009. Teresa Poester, artista visual que viveu muitos anos na França e atualmente é professora do Instituto de Artes da UFRGS, conduz debate sobre o título em 13 de setembro.
Com trinta e cinco filmes, a mostra especial Processos e Criação é intercalada pela mostra Cinema espanhol e pelos projetos especiais. Porto Alegre é a primeira cidade a receber o programa que tem itinerância pelas principais capitais do Brasil neste segundo semestre. São cinco filmes inéditos em únicas exibições, todos de 2007, de diretores espanhóis já conhecidos, como Iciar Bollaín. A programação do Cine Santander Cultural é divulgada semanalmente.

    Author: Redação

    Share This Post On