Ministério da Cultura ajuda estados e municípios a aprimorarem gestão cultural

gestao cultural

Sistema Nacional de Cultura (SNC) já tem a adesão de 45% dos municípios brasileiros. Instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura adotado pelo Ministério da Cultura (MinC), o sistema permite que estados e municípios aprimorem a gestão cultural, com a criação de órgão de gestão local, conselho de política cultural, conferência e plano de cultura, além de sistema de financiamento.

Só nesta semana, ocorreram 18 adesões, totalizando 2.514 municípios que, juntos, somam 162,2 milhões de habitantes. A partir da adesão, o ministério oferece oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura para auxiliar nesse processo. A intenção é oferecer as condições técnicas apropriadas para a integração ao SNC.

Os municípios que passaram a integrar o sistema são: Atibaia (SP), Bom Conselho (PE), Caiçara do Norte (RN), Conquista (MG), Descoberto (MG), Fama (MG), Feira Grande (AL), Governador Edison Lobão (MA), Heitoraí (GO), Morada Nova de Minas (MG), Penaforte (CE), Pinheirinho do Vale (RS), Santana do Itararé (PR), Santa Maria de Jetibá (ES), Santa Rosa de Lima (SE), São João Batista do Glória (MG), São Pedro de Alcântara (SC) e Urucuia (MG). Em 2017, 273 municípios entraram no SNC.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Cultura 

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *