Minha Mais que Amiga Árvore

minha amigaEstreia no próximo dia 8 (domingo), às 15 horas, no Teatro Lala Schneider a peça infantil “Minha Mais que Amiga Árvore”. A peça conta a história de Berê e Pato, dois colegas de escola, amigos e vizinhos que passam as tardes se divertindo sob a copa de uma linda mangueira. A Árvore, além de enfeitar a rua, abriga os passarinhos e faz sombra quando está quente. A vizinhança começa a se incomodar com suas raízes, galhos, folhas e cocô de passarinho. Resolve, então, cortá-la. Indignados, Pato, que está aprendendo sobre o reino vegetal na escola, compõe uma bela canção-protesto e Berê faz cartazes e pendura nos galhos. Em vão.

Apenas um milagre é capaz de desfazer o equívoco dos vizinhos e revelar-lhes a importância daquela árvore. A natureza responde de maneira simples e emocionante, interferindo no desfecho da história e transformando os vizinhos de maneira surpreendente.

A peça é fruto de uma parceria entre Cia Laço do Abraço e Xa Realliaz, e tem o texto e direção de Xico Abreu, famoso por O Cravo e a Rosa e Jurassic Miusicol. Xico também já fez parte do elenco de Marisol (SBT), Balacobaco (Record) e Chiquititas (SBT).

 

Iluminação colorida, cenário ecologicamente sustentável e canções inéditas irão surpreender o público curitibano

 

 

Encenação Inusitada

 

A peça traz as duas atrizes Nataly Nascimento e Raiani Teichmann, interpretando 7 personagens diferentes em trocas muito rápidas de figurino. Para isso a figurinista Lorena Zabaleta,

“Toda a equipe foi orientada para criar uma atmosfera autêntica para o espetáculo, mas que bebesse na fonte dos gibis, que criasse ambientes diferentes do mundinho daquelas duas crianças”, comenta o diretor Xico Abreu. Seguindo essa orientação o cenário busca simplicidade, aproveitando um tapete de grama, uma árvore cenográfica e vários adereços para criar um clima de contação de história numa linguagem teatral. 

O espetáculo conta ainda com recursos aromatizantes e uma iluminação bastante colorida, criada por Aline Santini. A trilha sonora, composta pelo maestro Gustavo Araújo, acompanha a narrativa do começo ao fim da peça e trás inspiração do clássico para conduzir o espectador ao universo lúdico. O maestro arranjou as cinco canções inéditas, compostas por Xico Abreu. A trilha também é uma aliada do cenário, pois é ela que delimita as mudanças de ambiente, da mangueira para a escola e da escola para a casa das crianças.

Xico Abreu conta que os ensaios foram realizados em parques. “Subimos em árvores, vimos passarinhos, fomos nos preenchendo da beleza natural da vida. Também buscamos levar ao teatro cheiros que elas encontram no campo, sons que escutam nos parques e a paz perceptível no balançar de uma árvore ao vento”, diz

 

Um espetáculo sustentável

 

Pensando em dar o exemplo ao seu público infantil, a Cia Laço do Abraço escolheu parceiros que criassem toda a arte da peça com materiais ecológicos. O figurino de Lorena Zabaleta (Coca-Cola/FEMSA de Melhor Figurino O Cravo e a Rosa), por exemplo, é totalmente confeccionado com tecido ecológico e os adereços são feitos de sucata.

O cenário foi desenvolvido com madeira de reflorestamento. Mas a sustentabilidade começa ainda antes da peça, pois todo o material gráfico foi feito em papel reciclado. Todos os espetáculos de Xico Abreu carregam questões de despertar da consciência.

 

 

Serviço

Local: TEATRO LALA SCHNEIDER

Endereço: Rua Treze de Maio, 629 – Largo da Ordem – Curitiba/Paraná

Quando: Todos os domingos às 15 hs, de 08 a 29 de Maio

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Desconto de 50% sobre ingresso inteiro para clientes e acompanhantes da Porto Seguro.

Classificação: livre

Telefone: (41) 3232-4499

 

Ficha técnica

Autor e diretor: Xico Abreu, Elenco: Nataly Nascimento, Raiani Teichmann, trilha sonora: Gustavo Araújo, iluminação: Aline Santini, figurinos – Lorena Zabaleta, cenário: Gines Perez, preparadora corporal: Evelyn Klein e preparação vocal: Sonia Andrade

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Engenharia de Comunicação

Cláudio Ribeiro Jr / Patricia Stedile

41-35277727

contato@engenhacom.com

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *