Mídia trata literatura infantil com timidez

Pesquisa inédita lançada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), pelo Movimento Brasil Literário e o Instituto C&A destaca o papel da imprensa na cobertura de literatura para jovens no Brasil. O levantamento “Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes” teve como fonte 75 especialistas e instituições ligadas ao tema. Apesar de ter detectado que o assunto ganhou importância na imprensa, a pesquisa mostra que ela ainda é relativamente pequena.

 

A divulgação do estudo acontece entre os dias 6 e 10 de julho, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e coincide com o lançamento da “Campanha por um Brasil Literário” também na Flip.

 

De acordo com as informações levantadas, existe um interesse crescente pela literatura editorial no Brasil. Aproximadamente 45% da população é constituída por não leitores, logo, o papel dos meios de comunicação é muito importante para garantir visibilidade ao assunto.

 

A pesquisa também analisou a cobertura sobre leitura de literatura contidas em 1.489 reportagens, artigos, colunas, editoriais e entrevistas publicadas nos principais jornais diários brasileiros entre 2008 e 2009. E apesar do crescimento, os artigos analisados ainda possuem enfoque local, principalmente municipal. No total, 19,7% das reportagens repercutem em ações nas capitais, onde está a maioria dos veículos pesquisados.

 

Dos textos analisados, 72,3% restringem-se à descrição de acontecimentos factuais, como eventos ou campanhas. Poucas matérias questionam políticas públicas de incentivo à leitura no país. Apenas 18,2% apresentam causas, 17,2% consequências e 11,3% apontam soluções para os problemas enfrentados na área.

 

Educomunicação como alternativa

 

A Educomunicação, apesar de ser uma disciplina nova nos círculos acadêmicos de jornalismo, é uma das saídas para inserir jovens estudantes da rede pública no universo dos livros. Auxiliando-os na edição de jornais e revistas. Ou na produção de programas de rádio e TV e na manutenção do blog da classe com novidades. Essas são as chamadas práticas de “educomunicação”, visando alertar as novas gerações sobre a importância da mídia. Segundo Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, o termo identifica a aplicação de sistemas de comunicação na sala de aula, quetem tido cada vez mais crescimento e aceitação nas escolas públicas e particulares. “O objetivo dessa prática é preparar e conscientizar os receptores de informação e fazer com que, além de consumir, eles interajam com a mídia”, destaca Soares.

    Author: Redação

    Share This Post On

    41 Comentários

    1. ki5oOG Really appreciate you sharing this article.Really thank you! Want more.

    2. CVPtGm Major thankies for the blog article.Thanks Again. Awesome.

    3. Im obliged for the article.Really thank you! Will read on…

    4. I am so grateful for your post.

    5. Im grateful for the blog.Much thanks again. Really Cool.

    6. Really enjoyed this article post. Much obliged.

    7. Thanks a lot for the blog post. Much obliged.

    8. Hey, thanks for the blog article.Really looking forward to read more. Want more.

    9. Major thanks for the blog.Really looking forward to read more. Keep writing.

    10. Really appreciate you sharing this blog article.Thanks Again. Fantastic.

    11. Im obliged for the blog.Really thank you! Much obliged.

    12. Really enjoyed this blog post.Really looking forward to read more. Really Cool.

    13. Thanks for sharing, this is a fantastic article.Much thanks again. Will read on…

    14. y1fyNn Thanks for sharing, this is a fantastic post.Thanks Again. Really Great.

    15. I appreciate you sharing this blog article.Much thanks again. Great.

    16. Great, thanks for sharing this blog.Really thank you! Great.

    17. Major thankies for the article.Really looking forward to read more. Great.

    18. This is one awesome blog.

    19. Really enjoyed this blog article.Much thanks again. Keep writing.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *