Mercado musical em pauta

O Fórum Permanente de Música, via institucionalizada que define as representações do setor para participar das listas e das reuniões presenciais em nível nacional, se reúne hoje no auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP) para eleger seus novos membros.

Representante do Pará no Colegiado Setorial de Música do MinC, o jornalista e produtor Elielton Nicolau Amador fará uma palestra sobre as últimas mudanças no cenário político cultural brasileiro.

Já a cantora e produtora Gláfira Lobo, ex-membro da Executiva do Fórum Nacional de Música (FNM), vai falar sobre quais são os quadros que hoje têm poder nessa que é uma das mais importantes instâncias de debate sobre a música, como funciona e quais os temas recorrentes nas discussões.

“São debates muito atuais sobre o mercado e a política da música, como Lei do Direito Autoral, Ordem dos Músicos do Brasil, discussões sobre remuneração e profissionalização, música na escola, etc”, conta Gláfira, que acabou de participar do primeiro Seminário do Fórum Nacional de Música, realizado há duas semanas em Curitiba (PR).

Além dos debates, os dois membros do FPM-PA vão dar início ao processo de sucessão eleitoral abrindo a vez a novas lideranças e novos quadros que vão representar o Pará nessas instâncias de debate. Os membros pedem a participação de todos os músicos, técnicos e demais profissionais do setor para discutir o desenvolvimento dessa área no Estado. “É importante a participação de quem faz parte de associações, quem representa o poder público nessa área, de produtores e de empresários para que a gente possa começar a evoluir nas discussões setoriais. Não é um fórum de classe de músicos, é um fórum de música, um fórum do setor”, explica Nicolau

Para Gláfira, o mais importante é que tanto os músicos quanto os demais profissionais possam estimular a realização e ampliação de projetos que fomentem o setor como um todo e não apenas iniciativas individuais. “É um momento de pensar a estruturação do setor, fomentando um mercado regional consistente que dê novas oportunidades de trabalho para os músicos e novos espaços de afirmação da nossa cultura, deixando de lado rusgas e picuinhas pessoais, que sempre atrapalham o nosso desenvolvimento”, disse a cantora.

PARTICIPE

A reunião do FPM-PA acontece às 18h, no auditório do Instituto de Artes do Pará e contará com a participação de Sônia Massoud, gerente de artes cênicas e musicais do IAP, e de Delson Cruz, representante regional do Minc. O IAP fica localizado na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré, em Belém.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *