Mais de 2,4 mil cidades já fazem parte do Sistema Nacional de Cultura

865c51f6-9788-47d8-841c-08aa0e3239b7

ais 12 municípios aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) . O SNC, instrumento de gestão de políticas públicas culturais do Ministério da Cultura, é composto agora de 2.495 cidades em todas as regiões do País.

As cidades que passaram a participar do sistema são: Aiuaba (CE), Candiba, Jandaíra, Paramirim (BA), Bernardinho de Campos, Santa Clara D’Oeste (SP), Cerrito, Dona Francisca (RS), Cianorte (PR), Jataúba (PE), Laranjal (MG) e São José dos Quatro Marcos (MT).

Na semana passada, em 6 de outubro, outras sete cidades tiveram o ingresso anunciado: Bastos (SP), Brasópolis, Campanha, Carvalhópolis, Rio Acima (MG), Cruzeiro do Oeste (PR) e Lagoa Vermelha (RS). Apenas em 2017, 255 municípios conseguiram aderir ao sistema.

A partir da adesão, as prefeituras podem criar órgão local de gestão, conselho de política cultural, plano de cultura, ferramentas e um sistema de financiamento, que ajudarão a fortalecer a cena cultural da localidade. A participação é firmada com a assinatura de acordo de cooperação federativa entre o ministério e o ente federado. A pasta oferece oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Cultura

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *