Machado de Assis

A atriz Joana Ferry apresenta quatro contos do autor num monólogo que reúne teatro e literatura.

A atriz Joana Ferry apresenta quatro contos do autor num monólogo que reúne teatro e literatura.

 Contos de Machado de Assis interpretados e narrados no palco, num espetáculo que reúne teatro e literatura. É isso que o público poderá conferir, a partir de 02 de julho, no Centro Cultural Solar de Botafogo, em “Machado de Assis”. Utilizando o mínimo de recursos cênicos para que nada distancie o espectador da escrita do autor, a atriz Joana Ferry adaptou alguns dos melhores contos de Machado de Assis para os palcos: “Pai Contra Mãe”, “O Relógio de Ouro”, “O Espelho” e “Cantiga de Esponsais”. Dando continuidade à temática de interpretações, o espetáculo, com direção de Evandro Meirelles Santos, é a terceira parceria do diretor com a atriz.

Machado de Assis (21/06/1839 – 29/09/1908) é o maior nome da literatura nacional, e considerado também um dos maiores escritores de todos os tempos. Sua obra, difícil de ser classificada por tamanha originalidade, é composta por duzentos e sete contos, dez romances, cinco coletâneas de poesias e onze peças de teatro. Além de escritor, Machado foi crítico literário, cronista e jornalista.

Nos últimos anos, Joana Ferry vem se dedicando a monólogos a partir de adaptações literárias. Em 2006 apresentou no Espaço Café Cultural/Petrobrás o espetáculo Histórias Estranhas, com contos da literatura fantástica de diversos autores, sob a direção de Paula Sandroni. Em 2007 encenou Contos de Tchekhov, sob a direção de Evandro Meirelles Santos, no Centro de Arte e Psicanálise, no Instituto Benjamin Constant, além de temporada na Companhia de Teatro Contemporâneo. Em 2010, foi a vez do espetáculo Guy de Maupassant, também com o mesmo diretor, em projeto no Centro Cultural da Justiça Federal e em temporada no Teatro Solar de Botafogo.

“Teatro e literatura sempre andaram de mãos dadas. Muitos dramaturgos publicaram contos e romances, assim como muitos escritores se aventuraram em peças teatrais. Não raro vê-se a transposição de obras literárias para os palcos. Trata-se de um desafio para o ator dar vida às palavras do livro e resgatar a valorização do texto na representação”, afirma Joana Ferry.

Autor: Machado de Assis | Direção: Evandro Meirelles Santos
Adaptação e Interpretação: Joana Ferry

Machado de Assis. Classificação 10 anos. Centro Cultural Solar de Botafogo (180 lugares)
(Rua General Polidoro, 180 – Botafogo) RIO DE JANEIRO
Horários: Sábados e domingos às 17h. R$30,00
Bilheteria: terça a domingo, das 17h às 21h ou pelo site da ingresso.com
Duração: 75 minutos
Temporada: 02 de julho a 25 de setembro

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *