Lula sanciona Plano Nacional de Cultura

lula e pncEm clima de despedida, o presidente Lula e o ministro da Cultura Juca Ferreira participaram na noite de quinta-feira da entrega do prêmio Ordem do Mérito Cultural 2010, no Teatro Municipal, no Rio. No início da premiação, o presidente Lula sancionou o Plano Nacional da Cultura, que vai estabelecer as diretrizes da política cultural do governo pelos próximos dez anos.

A plateia, formada por artistas e trabalhadores da área cultural, recebeu o ministro aos gritos de “Fica, Juca”, confirmando um movimento que se formou na classe artística pela permanência do ministro no governo da presidente eleita, Dilma Rousseff. Ao discursar, no fim da premiação, o presidente Lula afirmou que gostaria que a presidente eleita estivesse no teatro para ouvir os apelos:

– Eu vi que, quando você foi anunciado, gritaram “Fica, Juca; Fica, Juca”. É uma pena que a companheira Dilma não esteja aqui para ouvir – afirmou o presidente, comparando a situação à despedida de Pelé, no Maracanã. – E não sei se você fica, mas eu quero dizer, do fundo do meu coração, que agradeço eternamente o fato de ter tido você como meu ministro da Cultura no segundo mandato.

O presidente afirmou ainda que, independentemente permanecer no Ministério, Juca Ferreira, a quem chamou de Juquinha, continuará a fazer um bom trabalho pela cultura brasileira, já que não é o tipo de pessoa que precisa de cargo.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o governador Sérgio Cabral também participaram da cerimônia, que premiou, entre outros, Glória Pires, Hermeto Pascoal e Leonardo Boff.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − treze =