Lucíola vai aos palcos do Mini-Guaíra em curta temporada

Após as apresentações no Festival de Teatro de Curitiba com a Mostra Grutun! de Teatro Universitário, que teve os ingressos esgotados em diversas peças, o Grupo de Teatro UniBrasil retoma as apresentações de Lucíola, que dessa vez sobe aos palcos do Mini-Guaíra nos dias 05 e 06 de maio, às 18h e 20h. Os ingressos são gratuitos e as vagas são limitadas.

Adaptado e dirigido por Alex Wolf, o espetáculo é inspirado no romance do escritor brasileiro José de Alencar e indicado mais uma vez para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), principal do Estado. No enredo, a personagem Lucíola se deixa levar pelo dinheiro para salvar seus familiares adoecidos, é expulsa de casa pelo próprio pai e passa a viver como prostituta, explorando seus ricos amantes pelos quais manifestava claro desprezo. Ao conhecer Paulo da Silva, apaixona-se e deixa com que o afeto sincero abale a forma de vida que levava até então.

“Lucíola é uma ficção urbana apaixonante com uma crítica extraordinária da sociedade. A transgressão do lado romântico e ao mesmo tempo atitudes que o fazem lembrar, prendem a atenção dos espectadores que encontram o ápice do enredo no desfecho final, com a morte da protagonista”, explica o diretor Alex Wolf.

Além de Lucíola, o Grutun! já encenou diversas obras indicadas para o vestibular UFPR. Em 2011, São Bernardo baseado na obra de Graciliano Ramos, em 2012, Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meirelles, e em 2014, Os Dois e o Inglês Maquinista, de Martins Pena . Os espetáculos fazem parte de um projeto chamado Grutun! Literatura, que consiste na apresentação de trechos da literatura brasileira, com um pequeno debate ao final sobre a obra apresentada.

Serviço:

Lucíola no Mini-Guaíra

Ingressos: Gratuitos  via e-mail luciola@unibrasil.com.br

Data: 05/5 (18h e 20h) e 06/5 (18h e 20h)

Local: Mini-Guaíra – Rua XV de Novembro 971 – Centro

Classificação: Livre

Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil

Texto: Adaptação de Alex Wolf

Direção: Alex Wolf

Elenco: André Castro, André Farias, Fabyele Alyne, Gabriela Esmeraldino, Leonardo Zagonel De Lara, Leticia Chicoski, Marcos Dias, Mary Kaefer e Simone Ferro.

Patrocínio: UniBrasil Centro Universitário

Sobre o Grutun! – O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas aos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 20 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. “Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania”, afirma Alex Wolf.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *