Literatura Brasileira

autores literatura brasileira

A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada. Embora esses primeiros escritos não possam ser considerados como Literatura de fato, por estarem demasiadamente presos à crônica histórica, são compreendidos como o ponto de partida para a formação de nossa identidade literária e cultural.

 

literaA Literatura no Brasil está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português. A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias. Sendo assim, para facilitar o estudo de nossa literatura, didaticamente ela foi dividida naquilo que conhecemos como Escolas Literárias:

 

Quinhentismo (1500 – 1601)

 

Barroco (1601 – 1728)

 

Arcadismo (1768 – 1836)

 

Romantismo (1836 – 1881)

 

Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)

 

Parnasianismo (1882 – 1922)

 

Simbolismo (1893 – 1922)

 

Pré-Modernismo (1902 – 1922)

 

Modernismo (e suas outras correntes que alcançam a Literatura contemporânea).

 

Cada uma das escolas literárias apresenta características temáticas peculiares, cujos textos e autores aproximam-se em estilo e ideologia. Nesta seção, você encontrará as particularidades de cada movimento literário, assim como os principais escritores da Literatura Brasileira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *