Lavação das Escadarias da Igreja em Ctba

lavacao em ctbaO Festival Paranaense do Samba abre suas festividades com um culto inter-religioso e a lavação simbólica das escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito (antiga Igreja dos Pretos), no Largo da Ordem, em frente à Fonte da Memória. Após a Lavação, descemos em Cortejo de Afoxé até o Pelourinho de Curitiba.

Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário, 20/11/2010

A festa é inspirada na célebre lavação das escadarias do Bonfim, em Salvador, que atrai milhões de devotos e reúne uma multidão em torno de uma programação de cultura e manifestações de fé e de louvor à Nosso Senhor do Bonfim.

A lavagem, na Bahia, acontece na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, logo após a novena (católica) em louvor a Jesus Cristo e o preceito de Oxalá (no candomblé).

Esta tradição nasceu porque os senhores de escravos mandavam os negros limparem a igreja de Nosso Senhor do Bonfim para a festa. A fim de manter suas tradições religiosas, surgiu o sincretismo, associando divindades cristãs e do candomblé. Assim, a preparação da igreja foi transformada em um ato de louvor à Oxalá, entidade do candomblé que equivale, no catolicismo, à Jesus Cristo. A lavagem começa sempre depois da missa, ao som de muita música e muitos tambores em louvação a Oxalá. Após a lavagem, a festa continua durante o dia todo.

A primeira Igreja do Rosário, antiga Igreja dos Pretos, foi construída por e para os escravos, inaugurada em 1737, em estilo colonial. A atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, inaugurada em 1946, em estilo barroco, foi construída no lugar da anterior, demolida em 1931.

Nossa Senhora do Rosário, no sincretismo, é Oxum, protetora dos dançarinos, artistas, preservadores da cultura de uma região e dona da fertilidade e da riqueza de um povo.

 

 

 

 8875.8336 |festivalparanaensedosamba@gmail.com| 9161-7961

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *