Jane Tutikian é escolhida a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

Jane Tutikian é escolhida a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

A professora da UFRGS foi anunciada, pela Câmara Rio Grandense do livro – CRL como a patrona desta edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Jane Tutikian concorreu ao cargo com Airton Ortiz, Luiz Coronel e Celso Gutfreind. O evento ocorre na Praça da Alfândega, no Centro da Capital, entre 28 de outubro e 15 de novembro.

“Ser patrona da Feira do Livro não significa ser patrona de uma feira, significa ser patrona da maior feira a céu aberto da América Latina e, efetivamente, da maior feira do povo do mundo”, disse Jane ao final do anúncio, emocionada. “Milhares de pessoas circulam por dia na feira. São pessoas completamente diferentes entre si, de todas as raças, de todos os credos. É isso que faz da nossa feira, uma grande feira”, completou a professora.

Jane Tutikian nasceu em Porto Alegre e reside na capital do Estado ainda. Ela é pós-doutora em Literatura e atualmente é professora de Literatura e Diretora do Instituto de Letras da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. A professora também é membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol. Já recebeu 12 prêmios de 1978 até 2010 e entre suas obras estão contos, novela, infanto-juvenis e ensaios.

A professora é somente a quarta mulher eleita para o cargo de patrona nesta feira. Entre as antecessoras estão Patrícia Bins em 1998, Lya Luft em 1996 e Maria Dinorah em 1989. O processo de escolha funciona em duas etapas: primeiros os autores são indicados pelos associados da CRL, sendo definida a lista dos “patronáveis”, depois, as livraria associadas abrem o voto para que os clientes escolham um dos nomes entre os quatro concorrentes.

Além dos leitores, quem elege o autor homenageado da feira são os associados, ex-presidente da CRL, patronos anteriores, membros do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Educação, titulares de entidades vinculadas ao livro, reitores de universidades, autoridades, representantes dos patrocinados e apoiadores.

A Feira do Livro é realizada desde 1955 com o lema “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”. O evento recebe mais de 1,7 milhão de pessoas ao ano e oferece uma ampla gama de livros estrangeiros e nacionais com preços reduzidos e uma programação cultural intensa entre os dias de feira.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *