IX Encontro de Culturas Tradicionais – Cultura popular, arte e preservação

veadeirosO Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros está em sua IX edição, e acontece na Vila de São Jorge de 18 de julho a 1 de agosto. Promovido pela Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor) e pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, tem sua existência ligada ao universo cultural do nordeste de Goiás e foi mobilizado pelo desejo de conhecê-lo, apoiar a visibilidade de saberes, modos de vida e cultura material dos povos da região. Em 2009 estarão presentes 12 estados brasileiros e dois países: Colômbia e México.

Os povos indígenas sempre estiveram presentes ao Encontro, em 2009 a terceira edição da Aldeia Indígena Multi-étnica reunirá os Avá Canoeiros (GO), Kaiapó (PA), Krahô (TO), Axanica (AC), Kamayura (MT), Dessana (AM), Ingaricó (RR), Yualapyti (MT), Fulni-o (PE), Kariri Xocó (AL), e Guarani (SP). Pelo terceiro ano consecutivo serão realizadas vivências, oficinas, rodas de prosa, exibição de filmes, programas de rádio, rituais e apresentações de canto e dança.

O evento desse ano terá a cultura tradicional de Goiás em destaque. Serão diversos grupos convidados: Congada de Catalão, Contradança de Santa Cruz, Congo de Niquelândia, os festeiros Kalungas de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, a Folia do Divino de Formosa, Caçada da Rainha de Colinas do Sul e Catira de São João da Aliança. Nos dias 24, 25 e 26 de julho será realizado, em parceria com o projeto Goiás Festeiro, um fórum goiano de cultura tradicional. Nessa mesma data haverá o II Encontro de Capoeira Angola.

O IX Encontro faz o intercâmbio com várias regiões do Brasil, como aperitivo apresentamos do Paraná o Fandango do Pés de Ouro nos traz uma música da cultura caiçara com muita viola e a percussão de tamancos. Da zona da mata pernambucana vem o Maracatu Piaba de Ouro com seu baque solto, e do Recife, o Maracatu Leão Coroado com seu baque virado. Os esperados Zé Mulato e Cassiano, dupla tipicamente caipira e o grupo de Carimbó Os Quentes da Madrugada de Santarém Novo no Pará.

Muitas questões são transversais às Culturas populares e, para conversar sobre eles, temos as Rodas de Prosa. Esse ano elas se concentrarão em temas relacionados ao impacto das grandes obras de infra-estrutura em comunidades tradicionais, o patrimônio imaterial e o patrimônio genético, uso dos lagos formados por represas e a geração de renda pela pesca, ou a sua proibição. A regularização fundiária de terras quilombolas, e o lançamento de uma campanha contra a violência contra as mulheres no campo e na floresta. Estas Rodas serão norteadas por conversas sobre as experiências de grupos alvo das políticas públicas e terão o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.

Muita expectativa para o lançamento do CD “Criunaná”, criação da musicista e arte educadora Doroty Marques, das crianças do projeto Turma que Faz e artistas convidados. As músicas compõem a trilha sonora da opereta que será apresentada no Encontro desse ano. Sons do ambiente, vozes e percussão da água, e dos tambores, xilofones, kalimbas e o dedilhado das cordas das violas. O CD foi gravado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e arredores, onde a música dialogou com o som das águas e do vento, do canto dos pássaros, das araras. Doroty convidou antigos garimpeiros e garimpeiras, captou som das picaretas no cristal, trazendo para essa música o modo de vida, o ambiente do cerrado, do trabalho no garimpo; a origem do povoado de São Jorge.

Outro produto será lançado durante o evento é o DVD “Cada terra tem um uso, cada roda tem um fuso”, documentário de Neto Borges traz a história construída pelas edições anteriores dos Encontros de Cultura Tradicional da Chapada dos Veadeiros.

A programação completa do IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, estará no site do Encontro (www.encontrodeculturas.com.br) e no site da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (www.cavaleirodejorge.com.br).

A Vila de São Jorge, no coração do cerrado, se prepara para receber os mantenedores de nossas raízes e os turistas de todo o Brasil. Um mosaico de celebrações e vivências de música e dança de grupos tradicionais, da região da Chapada dos Veadeiros e de todo o país.

Informações e assessoria de imprensa do Encontro:

João Luiz Prestes Rabelo
Conrerp nº890
imprensa@encontrodeculturas.com.br
(62) 9904-5874
www.encontrodeculturas.com.br
www.cavaleirodejorge.com.br

    Author: Redação

    Share This Post On