IV Congresso Fora do Eixo – SP.

O Congresso Fora do Eixo é uma das maiores ações do Circuito Fora do Eixo e, em 2011, será sediado em São Paulo/SP. Por uma semana, a cidade receberá debatedores que abordarão temas da cultura brasileira, como: economia criativa, artista e mercado cultural, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária e políticas públicas para a cultura. 

Conheça quem vai participar

 

O Congresso Fora do Eixo é o maior encontro presencial da rede. Com expectativa de público superior a mil pessoas, o evento é aberto à participação de diversos protagonistas de um novo modelo de política, educação, economia e profissionais da cena cultural em geral. Serão sete dias de atividades intensas, numa proposta diferenciada que estimula o intercâmbio entre os participantes e que oferece momentos de reuniões livres. Tais momentos proporcionam discussões sobre temas da rede e da sociedade como um todo, permitindo o compartilhamento de ideias entre os mais variados agentes e convidados do encontro. Aí a proposta diferenciada: quem pauta o debate são os participantes.

 

As discussões propostas são setorizadas e sua relação com a cultura através dos eixos: Universidade da Cultura (Unicult), Banco Cultural (Bancult), Centro Multimidia e Partido da Cultura (PCult). Dialogam com todas as ações e linguagens artísticas e nivelam o conhecimento produzido em cada ponto da efervescente rede Fora do Eixo. É o compartilhamento das idéias e o fortalecimento de referências no processo de construção de simulacros sociais, que ressignificam o Banco, o Partido, a universidade e os meios de comunicação.

 

Os diversos protagonistas que participarão dessas discussões vem dos mais diferentes setores sociais, são mais de 100 representantes debatendo economia, política, educação e comunicação. Todos compartilhando ideias nesse grande espaço cognitivo que será o Congresso. Conheça-os !

 

 
Claudio Prado

É produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital. Foi coordenador da ação de Cultura Digital da Secretaria de Programas e Projetos do Ministério da Cultura entre 2004 e 2008, e hoje coordena a ONG Laboratório Brasileiro de Cultura Digital. Tem formação incompleta em pedagogia pela Universidade de Genebra, na Suíça, e em sociologia na Universidade de Surrey, Inglaterra. Fez parte, nos anos 60 e 70, do movimento hippie e se envolveu com a produção de shows e festivais de música: co-fundou o Festival de Glastonbury e produziu o primeiro Festival de Águas Claras, em 1975, o “woodstock brasileiro”. Produziu shows dos Mutantes e dos Novos Baianos nos anos 70 e sempre esteve ligado a Gilberto Gil e Caetano Veloso, desde a época em que os recebeu no exílio, em Londres. Fundou e dirigiu diversas produtoras e duas ONGs, Salve a Amazônia e Pró-Rio 92. É um dos fundadores da Casa de Cultura Digital.
Miranda

Na década de 1990, com os selos Banguela Records e Excelente, Carlos Miranda lançou nomes como Raimundos. Como produtor musical lançou, entre outros grupos, Skank, O Rappa, Virgulóides, Blues Etílicos, Cordel do Fogo Encantado, Cansei de Ser Sexy, Móveis Coloniais de Acaju, MQN, Mundo Livre SA e o primeiro disco da Graforréia Xilarmônica, Coisa de Louco II. Criou e dirigiu o site Trama Virtual, que é um projeto de distribuição online de artistas independentes por MP3. Antes disso, como jornalista da área de música, Miranda trabalhou para a revista Bizz.
 

Jean Wyllys

É um político e escritor brasileiro, eleito em 2010 para mandato de deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro a partir de fevereiro de 2011. Luta contra a privatização do Ensino Técnico e organizou núcleos de discussões sobre LGBT no Pará. Jornalista com mestrado em Letras e Linguística pela UFBA, professor de Cultura Brasileira e de Teoria da Comunicação na ESPM e na Universidade Veiga de Almeida – ambas no Rio de Janeiro, é também escritor.
Ivana Bentes

. É ensaísta, professora, curadora, apresentadora de TV e pesquisadora acadêmica brasileira, atuante na área de comunicação e cultura, com ênfase nas questões relativas ao papel da comunicação, da produção audiovisual e das novas tecnologias na cultura contemporânea. Graduada em Comunicação Social (1986), concluiu o mestrado, com a tese Percepção e Verdade: da Filosofia ao Cinema (1991), e o doutorado em Comunicação, com a tese Cartas ao Mundo: Teoria e Biografia na obra de Glauber Rocha (1997), sempre na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e Diretora da Escola de Comunicação desde 2006. É autora de Cartas ao Mundo: Glauber Rocha (organização e introdução, publicado pela editora Companhia das Letras, 1997) e Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista (Editora Relume Dumará, 1996). É co-editora das revistas Cinemais: Cinema e outras questões audiovisuais e Global (Rede Universidade Nômade).
Renato Rova.

Renato Rovai, jornalista, mestre em comunicação, editor da Revista Fórum, midialivrista e blogueiro sujo.
 

 

Alfredo

Manevy foi secretário-executivo do Ministério da Cultura, desde a posse do ministro Juca Ferreira, em 2008. Participou da elaboração do primeiro Plano Nacional de Cultura e dos debates que vieram a resultar na criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
 

 

Claudia Leitão

foi secretária de Estado da Cultura do Ceará entre 2003 e 2006, quando, desenvolveu um plano estadual com o lema “Valorizando a diversidade e promovendo a cidadania cultural”. Destacou-se pela implementação do Sistema Estadual de Cultura no Ceará, o que lhe rendeu o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, na categoria Gestão Pública. Formada em direito e educação artística, e com mestrado e doutorado em sociologia, é atualmente conselheira do Programa Cultura Viva, pertence à Rede de Estudos em Políticas Culturais (Redepcult) e integra o conselho de redação da revista eletrônica Políticas Culturais em Revista, da UFBA. Em 2011, foi nomeada secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura.
George Yudice

É professor de Estudos Americanos e de Espanhol e Português na Universidade de Nova York, e também atua como diretor do Centro de Estudos da América Latina e Caribe. Ele dirige o Projeto de Privatização da Cultura de Pesquisa sobre Política Cultural e da Rede Interamericana de Estudos Culturais, cujo objetivo é engajar os estudiosos, intelectuais, ativistas e artistas em diálogo Norte-Sul sobre o papel do trabalho cultural em promover a participação cidadã na estética, política, social e questões econômicas.
Célio Turino

Atua há mais de 30 anos junto à movimentos sociais e culturais como o estudantil (no final da ditadura), sindical (nos anos 80, tendo sido fundador do primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil, em1988). Foi Secretário Municipal de Cultura de Campinas de 1990 a 1992, Diretor do Departamento de Programas de Lazer na Secretaria de Esportes, na gestão de Marta Suplicy. Também foi Secretário na Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura entre 2004 e 2010, período em que criou o Programa Cultura Viva, política do Ministério da Cultura que marca uma mudança de paradigma na elaboração de políticas públicas para a Cultura no Brasil.

 

Programação

Saiba mais…

    Author: Redação

    Share This Post On

    3 Comentários

    1. While driving have to endure a particular overbearing employer and / or co-workers that are looking for to figure out what you will ever have.

    2. Simply because you will be putting on one or two cellular levels for makeup products to your own face, a normal functioning material is significant.

    3. qi38TD Really enjoyed this blog.Really looking forward to read more. Awesome.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. buy YouTube views - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nonetheless truly really worth taking a look, whoa did 1 …
    2. covercity - Title... [...]The information and facts talked about within the post are a number of the most effective out there [...]...
    3. work from home - Title... [...]here are some hyperlinks to web pages that we link to simply because we believe they may be really worth …
    4. fat burning exercises for men - Title... [...]we came across a cool internet site that you just may possibly get pleasure from. Take a look in the …
    5. free bets - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    6. beaches in batangas - Title... [...]Every once inside a although we pick out blogs that we study. Listed below would be the most recent web-sites …
    7. relationships - Title... [...]always a huge fan of linking to bloggers that I adore but do not get a great deal of link …
    8. Avatar - Title... [...]always a significant fan of linking to bloggers that I really like but really don't get a great deal of …
    9. ipad smart cover - Title... [...]one of our visitors recently suggested the following website[...]...
    10. hcg - Title... [...]here are some links to web-sites that we link to simply because we think they are really worth visiting[...]...
    11. Buy Google Plus Circle - Title... [...]very couple of web-sites that transpire to become comprehensive beneath, from our point of view are undoubtedly very well really …
    12. Social Media Marketing Services - Title... [...]that is the end of this post. Right here you’ll uncover some internet sites that we believe you’ll appreciate, just …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *