Iphan tomba encontro dos rio Negro e Solimões

rio negro e solimoes encontroO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou provisoriamente o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, no Amazonas. O edital abrindo prazo de 15 dias para que proprietários e empreendedores na área se pronunciem foi publicado no Diário Oficial da União. Depois desse período, o Conselho Consultivo do Iphan se pronunciará pelo tombamento definitivo.

A área a ser tombada tem 30 quilômetros quadrados. A medida foi tomada para suspender o licenciamento ambiental que permite a construção do cais flutuante Porto das Lajes, que fica na área de abrangência do encontro dos rios. A obra é questionada por ambientalistas e pela comunidade do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus.

O encontro das águas uma atração turística da região. O fenômeno natural faz com que o Rio Negro, de águas escuras, encontre o Solimões, de águas barrentas (mais claras) e, por vários quilômetros, corram lado a lado sem se misturar.

A próxima reunião do conselho está prevista para o começo de novembro, mas o tombamento pode não estar na pauta. A decisão final, então, pode ficar para o ano que vem.

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. GtR8fn Muchos Gracias for your article.Thanks Again. Will read on…

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *