Ilha de Itaparica recebe programação especial em homenagem a João Ubaldo

A Ilha de Itaparica, localizada na Baía de Todos os Santos (Bahia), será palco dos festejos em comemoração ao aniversário do escritor João Ubaldo Ribeiro, ilustre filho da cidade. Na última segunda-feira (23) o autor de clássicos da literatura contemporânea, como Viva o Povo Brasileiro, completou 71 anos, mas os festejos pela data serão realizados ao lado dos conterrâneos na Ilha onde o escritor costuma passar o verão.

No dia 27 (sexta-feira), a partir das 19h, acontece uma extensa programação na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., incluindo duas exposições, bibliográfica e fotográfica, intituladas Vida e obra do escritor João Ubaldo Ribeiro. Serão apresentados também: um monólogo dirigido e adaptado por Gil Vicente Tavares, da obra Sargento Getúlio, com interpretação do ator Carlos Betão e Crônicas do João Ubaldo, da Cia Calhandra de Teatro.

Nesse dia, haverá ainda o encontro do veterano escritor homenageado com novos talentos da literatura baiana, através do re-lançamento da coletânea de micro-contos Tardes com Anões, que reúne textos de Carlos Barbosa, Elieser César, Igor Rossini, Lidiane Nunes, Mayrant Gallo, Rafael Rodrigues e Thiago Lins, com organização de Gal Meirelles. A música fica por conta do grupo vocal DaUtom.

Filho Ilustre – Na Biblioteca, por muitos anos, João Ubaldo Ribeiro utilizou uma das salas para produzir artigos e livros. Foi lá que o escritor traduziu para o inglês o sucesso Viva o Povo Brasileiro, além de escrever a obra O Sorriso do Lagarto. Na biblioteca, constam todos os 22 livros escritos pelo autor, incluindo o mais recente, O Albatroz Azul, lançado em 2009.

João Ubaldo Ribeiro nasceu na Ilha de Itaparica, no dia 23 de janeiro de 1941. Ocupa a 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras e em 2008, foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior reconhecimento da língua portuguesa. Sua obra literária passa por publicações de contos, crônicas e ensaios, além dos livros Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, O sorriso do lagarto e A Casa dos Budas Ditosos, entre outros.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *