III Conferência Nacional do Esporte

III Conferencia Nacional do EsporteO presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, concederão nesta sexta-feira (04/06), às 10h, na III Conferência Nacional do Esporte (III CNE), a Medalha do Mérito e a Cruz do Mérito Desportivo, para atletas, personalidades nacionais patrocinadoras do esporte, professores, cientistas do esporte e promotores de ações de inclusão social por meio do esporte.

O ato, que terá como mestres de cerimônia os ex-atletas Hortência (basquete) e Robson Caetano (atletismo), homenageará alguns medalhistas dos Jogos Olímpicos Atlanta 1996, Atenas 2004, Pequim 2008 e, em memória, o jornalista esportivo Armando Nogueira e o professor Manoel José Gomes Tubino.

As honrarias estão conferidas no art. 84, inciso XXI, da Constituição, tendo em vista o disposto no Decreto nº 36.328, de 15 de outubro de 1954. A Cruz é conferida àqueles que já receberam a Medalha do Mérito Desportivo.

Segue a relação dos homenageados:

Medalha do Mérito Desportivo

Medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, realizados em Pequim, na China:

César Augusto Cielo Filho (Natação)
Maurren Higi Maggi (Atletismo)

(Voleibol Feminino)

Carolina Demartini Albuquerque
Fabiana Alvim de Oliveira
Jaqueline Maria Pereira de Carvalho
Marianne Steinbrecher
Paula Renata Marques Pequeno
Sheilla Tavares de Castro
Thaísa Daher de Menezes
Valeska dos Santos Menezes
Walewska Moreira de Oliveira
Welissa de Souza Gonzaga

Medalhas de ouro nos Jogos Paraolímpicos de 2008, realizados em Pequim, na China:

André Brasil Esteves (natação)
Mizael Conrado de Oliveira (futebol de cinco)
Terezinha Aparecida Guilhermina (atletismo)

Para a atleta Jacqueline Louise Cruz Silva, do volei de praia feminino, medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.

Personalidades nacionais patrocinadoras do esporte:

Jorge Gerdau Johannpeter
José Sérgio Gabrielli de Azevedo
Luiz Eduardo Falco
Roberto Egydio Setúbal

Os estudiosos, pesquisadores, professores e cientistas do esporte;

Kátia Rúbio;
Manoel José Gomes Tubino (in memorian);
Vinícius Ruas Ferreira da Silva;

A Viviane Senna da Silva Lalli promotora de ações de inclusão social por meio do esporte;

Em memória ao jornalista esportivo Armando Nogueira (in memorian)

Cruz do Mérito Desportivo

A atleta Emanuel Fernando Scheffer Rego, do vôlei de praia masculino, medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas, na Grécia e medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, realizados em Pequim, na China;

As atletas de voleibol feminino Fabiana Marcelino Claudino e Hélia Rogerio de Souza Pinto (Fofão) que obtiveram medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, realizados em Pequim, na China;

Ao atleta paraolímpico Daniel de Faria Dias, da natação, que obteve o recorde de nove medalhas olímpicas nos Jogos Paraolímpicos de 2008, realizados em Pequim, na China;

As atletas de futebol feminino Marta Vieira da Silva e Cristiane Rozeira de Souza silva que obtiveram medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas, na Grécia e nos Jogos Olímpicos de 2008, realizados em Pequim, na China;

Ao patrocinador do esporte Lazaro de Mello Brandão.

III CNE
Com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, a III Conferência Nacional do Esporte pretende definir as linhas estratégicas prioritárias do esporte e do lazer na próxima década. Com o objetivo de projetar o país entre as dez principais nações olímpicas do mundo, as etapas estaduais contaram com a participação de mais de 200 mil pessoas de todo o Brasil.

Foram realizadas 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 etapas livres em sete meses de mobilização nos 26 estados e no Distrito Federal. Já a etapa nacional contará com a participação de 1,5 mil pessoas, entre elas, 1.030 delegados eleitos nas etapas estaduais. Nos quatro dias de conferência os delegados debaterão as propostas que irão compor o Plano Decenal de Esporte e Lazer.

Veja o cronograma da III Conferência Nacional do Esporte

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *