II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA – DE 02 A 04 DE DEZEMBRO DE 2009

II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA MGSecretaria de Cultura de Minas Gerais

Encontro acontece na capital mineira, de 02 a 04 de dezembro, com a expectativa de mobilizar o Estado em torno da construção de políticas públicas de cultura

“Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Este é o tema da II Conferência Estadual de Cultura de Minas Gerais, que será realizada de 02 a 04 de dezembro, em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro espera reunir cerca de 500 representantes de diferentes segmentos da cultura de todo o Estado e resultar em propostas que serão encaminhadas para a Plenária Nacional da II Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em Brasília, em março de 2010.

Organizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a II Conferência Estadual de Cultura, dentre outros objetivos, vai promover o debate entre protagonistas da cultura no Estado; propor estratégias para universalizar o acesso dos mineiros à produção e à fruição cultural; propor estratégias para a consolidação dos sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura e eleger os delegados que representarão Minas Gerais na II Conferência Nacional de Cultura.

“Contribuir para a estruturação de políticas públicas que absorvam a multiplicidade cultural de um Estado tão diverso como Minas é o grande desafio que se apresenta à II Conferência Estadual de Cultura. O comprometimento dos mineiros com o tema, já demonstrado nas Conferências Municipais e Intermunicipais, mostra-se fundamental para a necessária institucionalização e instrumentação da cultura. Minas, com toda a sua riqueza cultural e força de mobilização, é um Estado estratégico para a efetivação do tão esperado Sistema Nacional de Cultura”, diz o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant.

A Conferência será organizada em grupos de trabalho de acordo com os seguintes eixos: 1 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 – Cultura, Cidade e Cidadania; 3- Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 – Cultura e Economia Criativa, e 5 – Gestão e Institucionalidade da Cultura. O encontro terá, ainda, palestras de José Márcio Barros – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Carlos Antônio Leite Brandão – Cultura, Cidade e Cidadania; Maurício Laguardia Campomori – Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Ana Flávia Machado – Cultura e Economia Criativa e Maria Helena Cunha – Gestão e Institucionalidade da Cultura.
 
Debates também estão na pauta da Conferência. Mauro Werkema, da Secretaria de Estado de Turismo; deputado Domingos Sávio, suplente da Comissão de Cultura da ALMG; Mônica Debs, secretária Municipal de Cultura de Uberlândia e o deputado Vanderlei Vangrossi, membro da Comissão de Cultura da ALMG, serão os mediadores.

 Mais informações pelo telefone: 3269 1010.

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. 2NUdl5 Appreciate you sharing, great blog article.Really looking forward to read more.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. hbuygtduijkohgytrihguteytu - Title... [...]usually posts some extremely intriguing stuff like this. If you are new to this site[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *