I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC)

 

O I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) abre as cortinas dos palcos de Fortaleza e Sobral para espetáculos infantis, com mais de uma semana de apresentações voltadas para toda a família. A programação é gratuita – realizada de 01 a 12 de outubro – e conta com a participação de grupos de diversos quatro estados do Brasil (Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão) e da Espanha.

Com apresentações que incluem teatro de animação, teatro visual, teatro de bonecos, circo, música e promovendo piquenique, visitação escolar e ações de formação voltadas para o teatro infantil, o TIC abre espaço para uma maneira diferenciada do fazer teatral para infância, trabalhando temas pertinentes à criança dos dias de hoje e estéticas mais apuradas, menos didáticas e que, além de divertir, estimulem a reflexão por meio da arte, interagindo também com o público adulto.

Os grupos participantes são: Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE), Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN), Grupo Expressão Humana (Fortaleza – CE), Larissa Montenegro e Samanta Sanford (Fortaleza – CE), Ângela Escudeiro (Fortaleza-CE), Cia Bricoleiros (Fortaleza – CE), Cia Fios de Sombra (Campinas – SP), Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza – CE), Grupo Bilu Bila (Fortaleza – CE), Grupo MiraMundo (São Luis – MA), Gurpo ParaladosanjoS (Campinas – SP) e Pampinak (Espanha).

O festival acontece de 01 a 07 de outubro em Fortaleza e de 08 a 12 em Sobral. Diariamente serão promovidas apresentações abertas ao público no final da tarde/começo da noite, com sessões alternativas pela manhã e tarde para alunos das escolas públicas municipais. Toda a programação tem classificação livre.

Com apresentações todos os dias da semana, o TIC ocupará espaços cênicos importantes das duas cidades, como o Teatro, o Espaço Arena e o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Teatro do SESC/SENAC Iracema, Teatro do Centro Cultural Bom Jardim (CCBB) e o Passeio Público. Em Sobral, as apresentações ganham o palco do belo Theatro São João (ver programação).

O Festival de Teatro Infantil do Ceará é realizado pela Invento Assessoria e Produção Cultural, com promoção da Associação de Atividades e Pesquisas Teatrais – Cia do Batente e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). O TIC tem ainda parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Centro Cultural Bom Jardim.

Formação: oficinas, workshops e projeto A Escola Vai ao Teatro

Além das apresentações, o TIC promove atividades de formação voltadas para o teatro infantil, com participação de grupos de teatro locais, a fim de profissionalizar a cadeia produtiva local de teatro infantil.

Entre as ações, estão programadas as oficinas de Direção Teatral com foco no teatro infantil, ministrada pela professora mestre Michelle Cabral (Graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO); a oficina de Teatro Visual, para profissionais e estudantes em dança, teatro e artes performáticas, ministrada por Marília Ennes e Marcos Becker, fundadores da Cia ParaladosanjoS; e oficina Entre Sombras e Transparências, ministrada pelo uruguaio Rafael Curci, também Lucas Rodrigues e Paloma Barreto, da Cia Fios de Sombra, onde serão expostos os princípios básicos da técnica de Teatro de Sombras.

O festival estimula ainda a formação de plateia e democratização do acesso à cultura com o projeto A Escola Vai ao Teatro, com participação de alunos de escolas públicas municipais de Fortaleza e Sobral. Eles assistirão aos espetáculos em sessões exclusivas, acompanhados de seus professores e por monitores do projeto.

Homenagem: Maria Clara Machado (90 anos) e Teatro Tablado (60 anos)

Para estrear com chave de ouro, a primeira edição do TIC homenageará Maria Clara Machado (que em 2011 estaria completando 90 anos) e o seu grupo teatral O Tablado (comemorando 60 anos de fundação).

Dramaturga e diretora teatral, Maria Clara Machado é o maior ícone da produção de teatro infantil brasileira. Reuniu cotidiano e fantasia de forma inteligente e sensível, deslumbrando crianças com histórias que fazem rir, pensar e encantar até hoje. A artista escreveu mais de 25 peças, sendo estas montadas e remontadas por inúmeros grupos teatrais, profissionais e amadores, em todo o país, como “Pluft, o fantasminha”, “O cavalinho azul”, “A bruxinha que era boa” e “A menina e o vento”.

Foi à frente do Grupo O Tablado, fundado por ela em 1951, no Rio de Janeiro, que se destacou no ofício de dirigir e formar atores e atrizes, trazendo novos ares para o teatro infantil brasileiro. Importantes nomes passaram por O Tablado, como Miguel Falabella, Andrea Beltrão, Drica Moraes, Cláudia Abreu, Malu Mader e Guilherme Fontes.

Programação da Abertura

Ao todo serão 15 montagens diferentes dos diversos grupos, algumas com mais de uma apresentação. Inaugurando as atividades do festival em Fortaleza, dia 01 de outubro às 16h no Espaço Arena do CDMAC, a atriz Ângela Escudeiro apresenta “O circo de toda gente: Antônio Brasileiro, o Equilibrista”. O espetáculo é uma montagem de Teatro Lambe-Lambe (ou Teatro de Miniaturas), onde uma mini-história de marionetes é contada em uma pequena caixa preta com possibilidade de apenas um expectador por vez.

Às 18 horas, é a vez do Gurpo ParaladosanjoS, de Campinas (SP), apresentar o espetáculo “Tchu – Tchu – Tchu”, no Teatro do Dragão do Mar. Eles utilizam recursos circenses para contar uma divertida e acrobática história de dois casais banhistas que em seu momento de descontração são surpreendidos por um terrível  tubarão solitário e atrapalhado, que para demonstrar sua força e coragem realiza impressionantes acrobacias em um trapézio.

Alguns Destaques

Passeio Público – Um dos destaques da programação será o piquenique com as famílias no Passeio Público, realizado do domingo, dia 2, às 10h da manhã. Na ocasião, o grupo ParaladosanjoS apresenta o espetáculo Balagan, contando a história do adolescente Gogol, que uma bela noite é surpreendido por objetos de sua casa que ganham vida. O cello começa a tocar sozinho e com isso desperta todos os objetos que existem no quarto. Um Pierrot na janela, uma fada de durepox, um ventilador, etc.

Lançamento – Também no domingo, dia 2, o diretor uruguaio Rafael Curci, da Cia Fios de Sombra (Campinas – SP), lança o livro “As Três Marias”, às 16h30, no hall do SESC/SENAC Iracema. O livro é uma trilogia que reúne contos breves de estranhos acontecimentos que marcam os destinos nos instantes em que nascem as três protagonistas do livro: Maria da Luz, Maria d’Água e Maria da Sombra. As histórias acontecem em diferentes lugares da América do Sul.

Espanha – Na terça-feira, dia 4, às 19 horas, o grupo Pampinak, da Espanha, encena “El Truco de Olej (O truque de Olej)” no Anfiteatro do Dragão do Mar. “El truco de Olej” conta a história de um menino ajudante do mestre de cerimônias de um circo cujo maior sonho é se tornar um mago e mostrar seus truques. Utilizando bonecos que medem entre 80cm e 5 metros de altura, Pampinak une a escola do Teatro Negro de Praga e a arte milenar japonesa do Bunraku, com boas doses de humor, poesia e magia.

Estreia Nacional – Em Fortaleza, a programação segue até o dia 07 de outubro, sexta-feira. Neste dia, Larissa Montenegro e Samanta Sanford fazem a estreia nacional do espetáculo “Próxima Parada: Brasil“. As atrizes foram agraciadas em 2010 com o Prêmio Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O espetáculo é o resultado das pesquisas realizadas nos últimos meses no Rio de Janeiro – onde foram residentes na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em intercâmbio com o grupo Os Tapetes Contadores de História e a Cia. Artesanal de Teatro.

A peça conta a história de Laura e Isadora, duas desbravadoras, percorrem o Brasil no lombo de seus burrinhos. Numa disputa de conhecimentos, as duas contam causos, deparando-se com a descoberta da história do país.

 

Programação em Sobral

 

A partir do dia 08, o Festival de Teatro Infantil do Ceará segue para Sobral, com apresentações diárias no Theatro São João, que culminarão com a comemoração do Dia das Crianças, na quarta-feira, dia 12. Abrindo a programação, às 17h do dia 08 tem “Um ratinho e a lua”, da Cia Fios de Sombra (Campinas – SP). No dia 09, às 17h30, o Coletivo Atores à Deriva (Natal – RN) apresenta o espetáculo “Flúvio e o Mar”, que será encenado também na segunda-feira, dia 10, em sessões exclusivas para os alunos de escolas públicas municipais.

Terça-feira, dia 11, às 19 horas, Larissa Montenegro e Samanta Sanford apresentam novamente a peça Próxima parada: Brasil. O Grupo Bagaceira (Fortaleza – CE) comemora o Dia das Crianças no encerramento do TIC 2011, na quarta-feira (12) às 18 horas, com a montagem “Tá namorando! Tá namorando!”. Nele, quatro pequenas cenas que mostram de forma divertida as confusões e descobertas do primeiro amor. Dois personagens: um menino e uma menina revezam as mais diversas situações em que tudo vale para a conquista de um amor. Um espetáculo imagético, lúdico: muito divertido!

 

Serviço:

I Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC) –

www.festival-tic.com. Informações: (85)3023.9714. Toda a programação é gratuita.De 01 a 07/10 em Fortaleza e de 08 a 12/10 em Sobral. LOCAIS: Fortaleza – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim), SESC/SENAC Iracema (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema) e Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro). Sobral – Theatro São João (Praça São João, s/n – Centro). Programação: SUGESTÃO DE ENTREVISTA:

Emídio Sanderson (Diretor) – 85-9902.2290 /

fest.teatroinfantil@gmail.com INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Sônia Lage – (85) 9989.5876 | Fábio Marques – (85) 8832.4716

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *