Hoje apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio


aaauuu

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial será nesta quarta-feira, às 15h, nos Setores 12 e 13 do Sambódromo. As 12 agremiações foram avaliadas conforme o desempenho em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo.

Nesta terça-feira, a Estação Primeira de Mangueira foi eleita pelo júri do prêmio Estandarte de Ouro, do GLOBO, como a melhor escola do Grupo Especial. É o segundo ano consecutivo que a escola conquista o prêmio. Para os jurados, a emoção e a beleza plástica do desfile garantiram à verde e rosa o bicampeonato.

Ao todo, 54 jurados são responsáveis pelas notas e pelo destino das escolas. Da equipe de jurados, 36 são titulares e 18 são reservas. Cada um dos quesitos dos desfiles será avaliado por seis julgadores, sendo quatro titulares e dois reservas. Serão consideradas para a apuração dos resultados as três maiores notas dos julgadores titulares. As notas de julgadores reservas só terão validade no caso de ausência de um ou dois titulares do mesmo quesito.

Entre as novidades dos desfiles deste ano estão a redução do tempo — que passou de 82 para 75 minutos — e do número máximo de carros alegóricos — que caiu de sete para seis, sendo permitido um acoplado. Além disso, os desfiles começaram mais tarde, às 22h30m.

Em vez de se posicionarem em quatro cabines ao longo do desfile, os jurados ficaram em três cabines para reduzir uma parada dos casais de mestre-sala e porta-bandeira e da comissão de frente. No meio da Avenida, havia uma cabine dupla, com dois jurados de cada quesito.

A ordem da leitura e a divulgação das notas serão definidas a partir de um sorteio feito hoje, em reunião com os presidentes das 12 escolas e a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Segundo a entidade, o último quesito a ter as notas anunciadas será o primeiro a ser usado no desempate. Caso seja mantida a igualdade, o desempate será feito no quesito anterior, e assim sucessivamente.

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *