História naval brasileira é contada em exposição em Maceió

Até o dia 14 de dezembro, Maceió sedia a I mostra cultural “Um Olhar na História Naval Brasileira”. A exposição traz painéis que revelam o poder naval e sua importância para a formação do Brasil, desde o descobrimento e colonização até a independência. Estarão à mostra ainda medalhas, selos comemorativos alusivos à Marinha do Brasil, miniaturas de torpedo tripulado, caça bombardeiro e caminhão versão corpo de fuzileiros navais.

A ação integra as comemorações da “Semana da Marinha” e pode ser conferida no piso térreo do Maceió Shopping. “Um Olhar na História Naval Brasileira” tem curadoria da jornalista Gigi Accioly e projeto de ambientação da arquiteta Cris Nunes. O evento é uma iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas (Soamar/AL) e conta com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), do Maceió Shopping e da Secretaria Estadual da Cultura de Alagoas.

Segundo a curadora, a mostra surpreenderá pela preciosidade de peças e documentos em exposição. “Temos certeza que o trabalho contribuirá para o crescimento cultural da sociedade e para a conscientização sobre a importância da Marinha do Brasil em defesa e preservação da nossa costa – a Amazônia Azul, além de despertar o interesse do público em conhecer, efetivamente, as atividades da Marinha do Brasil”, destaca Gigi Accioly.

Sobre a Soamar

A Sociedade Amigos da Marinha foi fundada em 1972, na cidade de Santos (SP), com o objetivo principal de congregar personalidades e instituições com a Medalha Amigo da Marinha, ou condecoradas pela Marinha do Brasil, e ainda: oficiais da Marinha do Brasil da ativa ou reserva. A Soamar é o elo entre a Marinha do Brasil e a sociedade civil.

Em Alagoas, a Soamar foi criada em 1988 e, reúne atualmente 75 associados, tendo como presidente o advogado Eduardo Auto Guimarães.

Serviço

Mostra Cultural Soamar/AL: “Um Olhar na História Naval Brasileira”
Local: Maceió Shopping – loja âncora vizinha à C&A
Funcionamento: de 1º a 14 de dezembro de 2014
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo das 13h às 21h.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *