Ouça “História Hoje” 16/06: Há 66 anos, foi inaugurado o Maracanã

maracana2

Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o Maracanã, também chamado de Mário Filho, em homenagem ao jornalista, grande incentivador do estádio para sediar a Copa do Mundo. Na época, a construção do estádio enfrentou fortes críticas da opinião pública e de políticos, que defendiam que o dinheiro fosse aplicado na construção de hospitais e escolas.

Apresentação Dilson Santa Fé

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

 

O Estádio

 

 

 

1090771188_fTudo o que envolve o Maracanã desperta curiosidade, por isso veja algumas informações interessantes do Estádio Mário Filho.

 

O estádio é o segundo ponto turístico que mais recebe visitantes no Rio de Janeiro, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Durante as obras, o número de visitas não caiu.

 

As informações abaixo são referentes ao início das obras. Diversos números, dimensões e capacidade foram alterados ao final de 2012, no término da reforma para a Copa do Mundo 2014.

 

O projeto arquitetônico vencedor foi o apresentado por Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro.

Algumas publicações dizem que a Pedra Fundamental foi lançada no dia do início das obras – 2 de agosto de 1948 -. No livro sobre a história do Maracanã, afirma-se que a data foi 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, Padroeiro do Rio de Janeiro.

O campo tem medidas oficiais – 110m x 75m numa área de 186.638m².

Modificações significativas e recentes: o rebaixamento do campo em 1,60m, e a criação da platéia inferior, no 2º andar, extinguindo a antiga “geral”.

O Maracanã mede 32 metros de altura, o que corresponde a um prédio de seis andares. A distância entre o espectador mais distante o centro do campo é de 126 metros.

O estádio em seu formato oval, mede 317 metros em seu eixo maior e 279 metros no menor.

Foram gastas 7 milhões e 730 mil horas de trabalho ininterruptas para a construção.

As fotos do estádio na época da inauguração mostravam que eras necessários acabamentos, mas seria possível realizar a Copa do Mundo.

A Calçada da Fama foi inaugurada em 16 de junho de 2000, quando o Maracanã completou 50 anos.

O Jornal dos Sports foi um dos veículos que mais apoiou a criação do Maracanã.

itaipu log

 

 História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *