História do Brasil a partir de rótulos de cachaça

Algum dia você imaginou saber mais sobre a história do Brasil a partir de rótulos de cachaça? Essa é a proposta do designer Egeu Laus, curador da exposição “Caprichosamente engarrafada: Rótulos de Cachaça”, que acontece até o dia 26 de fevereiro no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. A mostra reúne cerca de 400 rótulos da “marvada”, criados a partir da década de 40. “A cachaça é legitimamente brasileira e por isso sempre tivemos muitos produtores espalhados pelo país. E, na maioria dos casos, os próprios alambiqueiros é quem desenhavam os rótulos para seus produtos. Colocavam ali desenhos e inscrições sobre o dia a dia da região, abordavam temas da natureza, mulheres e faziam homenagens a grandes acontecimentos como a Copa do Mundo, a Segunda Guerra Mundial, a fundação de Brasília. É parte da história” afirma Egeu.

Todo o acervo da exposição faz parte de uma coleção pessoal do curador. “Sou um interessado e pesquisador da Memória Gráfica Brasileira e essas embalagens são um excelente material para os estudos das artes plásticas, pois apresentam formas, cores e desenhos que refletem o olhar ao local e ao regional”, conta.

Quem quiser ir além das imagens, pode aproveitar a palestra do cachacier Manoel Agostinho Lima Novo, “Como reconhecer e desgustar as melhores cachaças”, no dia 16 de fevereiro (quinta-feira) a partir das 19h, também no Centro Cultural. Além de aprender um pouco mais sobre as nossas pingas, haverá desgustação orientada de cachaças produzidas exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro.

Durante o encerramento da exposição, no dia 26 de fevereiro (domingo), também haverá um momento “bebidinhas”, a partir das 19h, logo após um bate-papo com Egeu Laus sobre a história dos rótulos das cachaças. Tudo grátis.

SERVIÇO

Caprichosamente engarrafada: Rótulos de Cachaça

Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo

Rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa – Rio de Janeiro

De 2 de janeiro a 26 de fevereiro

De terça a domingo, das 10h às 19h

Entrada gratuita

Palestra “Como reconhecer e desgustar as melhores cachaças”

Dia 16 de fevereiro (quinta-feira), às 19h

Inscrições: (21)22150618 ou (21)22243331

Degustação de encerramento da exposição

Dia 26 de fevereiro (domingo), às 19h

Inscrições: (21)22150618 ou (21)22243331

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *