História de Brasília aos 50 anos!

 

História de Brasília

Em 1.823, José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência, propôs a criação de uma nova capital no interior do Brasil (sugerindo o nome Brasília), longe dos portos para garantir a segurança do país.

A vocação mística de Brasília se inicia quando é incorporada à sua história o sonho de Dom Bosco. O Santo Italiano sonhou com uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um grande lago, entre os paralelos 15º e 20º, e que repetidamente uma voz lhe dizia que “…quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível…”

No ano de 1.892, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, liderada pelo astrônomo Luiz Cruls e integrada por médicos, geólogos e botânicos, que fizeram um levantamento sobre topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região do Planalto Central. A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls e foi apresentada em 1894 ao Governo Republicano.

Somente em 1.955 foi delimitada uma área de 50 mil quilômetro quadrados – onde localiza-se o atual Distrito Federal. A construção da nova capital teve início em abril de 1.956, no comando do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e o projeto de lei 2.874, o governo lançou o edital do Concurso Público para a construção do Plano Piloto. Lúcio Costa foi o vencedor do projeto urbanístico (que partiu do traçado de dois eixos cruzando em ângulo reto como o sinal da cruz. Um destes eixos leva às áreas residenciais, sendo levemente inclinado, dando à cruz a forma de um avião; o outro denominado Monumental, com 16 Km de extensão, abriga os prédios públicos e os palácios do Governo Federal no lado leste; no centro a rodoviária e a torre de TV e no lado oeste os prédios do Governo do Distrito Federal) e Oscar Niemeyer o autor dos principais projetos arquitetônicos da cidade.

No dia 21 de abril de 1960, a estrutura básica da cidade está edificada e Brasília então é inaugurada. Os candangos (nome dado aos primeiros habitantes da nova cidade) comemoram ao lado de Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro, Lúcio Costa e Juscelino Kubitschek, os principais responsáveis pela construção de Brasília.construcao_brasillia_6_12

Brasília é formada pela Asa Norte, Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens e Oficinas, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de áreas Isoladas Norte e sedia os três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário.

No dia 07 de dezembro de 1.987, Brasília foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, uma honra por ser o único monumento arquitetônico com menos de cem anos a receber este título.

1823

José Bonifácio apresenta projeto para mudança da capital e sugere o nome “Brasília” para a nova cidade. 

1883

Dom Bosco tem seu famoso sonho.

1892

Nomeação da Comissão Exploradora do Planalto Central, a Missão Cruls, que dois anos depois demarca uma área de 14.400 km² considerada adequada para a futura capital. Esta área ficou conhecida como o “Quadrilátero Cruls”. 

 7/9/1922

Colocada à pedra fundamental “da futura Capital Federal dos Estados Unidos do Brasil”, perto da cidade de Planaltina, no perímetro do atual Distrito Federal.

 4/4/1955

Em um comício na pequena cidade de Jataí – GO, o candidato à presidência da república Juscelino Kubitschek, respondendo à pergunta de um eleitor, faz a promessa de que, se eleito, irá transferir a capital para o Planalto Central. 

15/4/1955

A Comissão de Localização da Nova Capital Federal (que havia sido criada em 1953) escolhe o local definitivo onde será construída Brasília – o “Sítio Castanho”. 

18/4/1956

Juscelino encaminha ao Congresso a Mensagem de Anápolis, propondo, entre outras medidas, a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (a futura NOVACAP) e o nome de Brasília para a nova capital. 

19/9/1956

O Congresso aprova por unanimidade o projeto, que se converte na Lei nº 2.874. Lançado o edital do Concurso do Plano Piloto. O edital foi publicado no Diário Oficial de 30/9/56.  

22/10/1956I

niciam-se as obras de construção da residência presidencial provisória, o futuro Catetinho, que foi concluído em 31/10/56. O projeto de Lúcio Costa, é que se inicia em 1957. A idéia original era que a Cidade Livre, criada em 1956, deixasse de existir após a inauguração de Brasília. Portanto, a mais antiga satélite criada como tal é Taguatinga, porém, as três satélites mais antigas são: o Núcleo Bandeirante, antiga Cidade Livre, Planaltina e Brazlândia. Essas últimas, apesar de estabelecidas bem antes de Brasília são de 1859 e de 1932, respectivamente, acabaram se tornando popularmente cidades-satélites, hoje Regiões Administrativas. Data da criação de algumas cidades importantes: Sobradinho foi criada em 13/5/60, o Gama em outubro de 1960 e o Guará foi inaugurado em 21/4/69. A Ceilândia, cujo nome vem de CEI – Campanha de Erradicação de Invasões e  é do ano de 1971.  

15/3/1957

O projeto de Lúcio Costa foi escolhido vencedor. Observe-se que, nesta data, construções como a do primeiro aeroporto e a do Palácio do Alvorada já haviam sido iniciadas. Ou seja, a construção de Brasília se inicia em 1956.

 5/8/1958

Iniciado o primeiro asfaltamento.  

5/6/1958

Foi fundada Taguatinga, atualmente a mais importante Região Administrativa do Distrito Federal. Obs.: embora Taguatinga tenha sido criada como “a 1ª cidade-satélite”, já existia na época a “Cidade Livre”, atual Núcleo Bandeirante. 

28/6/1958

Inaugurada da a Igrejinha de Fátima, por Dom Fernando, Arcebispo de Goiânia. O projeto é do arquiteto Oscar Niemayer, que a pedido da então, primeira-dama, Sarah Kubitschek ao ver sua filha Márcia Kubitschek doente, fez uma promessa a Nossa Senhora de Fátima, prometendo-a que se sua filha ficasse curada lhe dedicaria a 1º Igreja de Brasília. 

1959

O então Presidente Juscelino Kubitschek determinou ao Presidente da Novacap, Ernesto Silva que construísse o Clube Social da Unidade de Vizinhança nº 1 para atender as Super Quadras Sul: 108, 109, 308 e 309. 

21/4/1960

Brasília foi inaugurada. As festividades da inauguração já haviam se iniciado às 16h do dia 20 de abril e às 9h30 do dia 21 de abril, os Três Poderes da República se instalaram simultaneamente em Brasília.  

brasilia-outros-50_crSaiba mais sobre a história de Brasília clicando aqui…

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. wtmBFs I think this is a real great blog post.Much thanks again.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. purchase youtube views - Title... [...]below you’ll find the link to some web pages that we consider you should visit[...]...
    2. earn money online - Title... [...]The information talked about in the article are a few of the very best readily available [...]...
    3. fat loss factor review - Title... [...]check below, are some completely unrelated web sites to ours, on the other hand, they're most trustworthy sources that we …
    4. online free credit report - Title... [...]The info talked about within the post are a number of the ideal available [...]...
    5. how to get a boyfriend - Title... [...]always a massive fan of linking to bloggers that I appreciate but really don't get quite a bit of link …
    6. youtube views - Title... [...]that could be the finish of this article. Right here you will come across some web sites that we believe …
    7. wordpress theme for kids - Title... [...]usually posts some pretty exciting stuff like this. If you’re new to this site[...]...
    8. start online business - Title... [...]The data talked about in the report are a number of the most effective out there [...]...
    9. michele trueba - Title... [...]please stop by the web sites we stick to, like this one particular, as it represents our picks through the …
    10. Peru trips - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    11. motor traders car insurance - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nevertheless genuinely really worth taking a look, whoa did one …
    12. where can i get my free credit score - Title... [...]just beneath, are quite a few absolutely not related web sites to ours, even so, they are certainly really worth …
    13. Buy Google Plus Circle - Title... [...]here are some links to internet sites that we link to due to the fact we assume they are worth …
    14. 13507078118.com - Title... [...]Sites of interest we have a link to[...]...
    15. Selassie - Title... [...]below you’ll discover the link to some web pages that we feel it is best to visit[...]...
    16. Social Media Marketing Services - Title... [...]the time to read or stop by the content or websites we have linked to below the[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *