Fundação Catarinense de Cultura oferece oito oficinas gratuitas

A Fundação Catarinense de Cultura está oferecendoa  48 vagas gratuitas em oito cursos para o Projeto Experiência em Integração
Artística, de 5 a 9 de agosto, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A  proposta é dirigida a artistas plásticos e arte-educadores procedentes de  diversas regiões de Santa Catarina, além de público interessado e com vivência  na área artística.
A ideia da FCC é formar grupos que se alternem entre oito <br>oficinas-experiência durante uma semana, em período integral. As oficinas são de <br>dança/teatro, desenho, gravura, interpretação crítica, música, papel reciclado, <br>pintura e serigrafia. As inscrições podem ser feitas até dia 29 de julho pelo <br>email inscricoesoficinas@fcc.sc.gov.br ou pelo telefone&nbsp; (48) 3953-2314 .

 
Oficinas oferecidas:

Dança/teatro –
“Perceber a si e aos outros: a dança das relações”. Exercícios de  sensibilização do aparato sensório-motor por meio de técnicas de educação
somática. Laboratórios de improvisação individual e grupal mediante regras  estabelecidas a priori e/ou regras geradas no momento da execução da  configuração artística de modo que se criem partituras corporais, num segundo  momento da oficina. Professora Elke Siedler.

Desenho –
“Poéticas da linha enquanto linguagem”. Apresentar, através de exercícios,  textos, imagens e vídeos, o desenho como uma linguagem, e não uma técnica. O  pensamento do desenho como linguagem e fortemente relacionado à ideia do desenho  enquanto ferramenta para descrever e discutir conceitos. Pretende ser um espaço  de experimentação e multiplicação de possibilidades. Professor Meg Tomio  Roussenq.

Gravura –

A técnica da gravura. Conhecimento e  uso dos equipamentos e instrumentos. Aspectos históricos, técnicos e plásticos.
Abordagem de técnicas de gravação e tiragem de cópias. Representações gráficasem  gravura. Usode material específico no preparo da gravura. Gravura em preto e  branco eem cores. Usode várias gravuras. Professor Carlos Roberto  Nascimento.

Interpretação Crítica –

“Verbalizando o  feito”. Propõe uma reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos nas demais  oficinas, considerando as decisões tomadas por cada participante, envolvendo o  material empregado, a elaboração em termos de linguagem e, finalmente, a  interpretação verbal. Professor Jayro Schmidt.

Música
“Do som do corpo ao corpo do som”. Propõe a descoberta dos sons e ritmos  corporais individuais e em grupo, percussão corporal e re-percussão corporal.  Criação de padrões rítmicos e melódicos em conjunto estabelecidos na troca com o  outro produzindo reconhecimento e identidade. Instrumentos de percussão serão  utilizados com uma extensão corporal ampliando a potência de ser. Professor Erik  de Almeida.

Papel Reciclado –

Despertar o potencial  criativo que existe em cada individuo através da criação do papel, da linguagem  visual e da percepção, introduzindo assim uma nova concepção de olhar o mundo.  Professor Patrícia Amante.

Pintura –

“Vibrações”.  Pintura em aquarela. O Mundo das Cores, suas essências, sua significância, seu  significado e espectro. Conhecer e praticar com as variadas possibilidades de  aplicação deste Saber Ancestral. Professora Annette  Keis.

Serigrafia

“Serigrafia Artística”. Estimular a  criatividade quando em contato com a técnica serigráfica e desenvolver o aspecto  experimentador, através do processo de impressão, com o uso das diversas  qualidades de tintas, diferentes matrizes e substratos (suportes). Professor José Antônio Fagundes.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *