Fórum Internacional vai acontecer na véspera da Bienal do Livro

livrosPropondo um exercício de cenários, a Câmara Brasileira do Livro vai realizar o Fórum Internacional do Livro Digital, integrando a programação oficial da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O evento vai acontecer no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi nos dias 10 e 11 de agosto de 2010. Além do Fórum, compõem ainda a programação que antecede a Bienal do Livro as convenções anuais da ANL (Associação Nacional de Livrarias) e ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro). Referidas convenções também acontecem nos dias 10 e 11 de agosto, no Complexo Parque Anhembi.

O Fórum Internacional do Livro Digital será composto por três palestras apresentadas por especialistas renomados na área.

Um deles é o americano Mike Shatzkin, fundador e CEO da The Idea Logical Company. Presta consultoria com vasta experiência em toda cadeia produtiva do livro – redação, edição, agenciamento, venda, marketing, produção e gestão. Seu blog, The Shatzkin Files (http://idealog.com/blog) é um dos mais consultados no mundo sobre o impacto da mudança digital no mercado de livros. Na vanguarda da discussão em torno do tema, Shatzkin realiza anualmente inúmeras conferências – recentemente participou da Digital Book World.

O palestrante inglês John B. Thompson, autor de Books in the Digital Age (Livros na Era Digital) – ainda não traduzido para o português -, também participa do Fórum. Há duas décadas Thompson analisa a transformação da indústria editorial do livro. É professor de sociologia da Universidade de Cambridge (Inglaterra). A teoria social e política contemporânea, sociologia da mídia e da cultura moderna, a organização social das indústrias da mídia, o impacto social e político de tecnologias de informação e comunicação e as formas de comunicação política são seus temas de investigação. Outras obras publicadas: Ideologia e Cultura Moderna (1990), The Media and Modernity (A Mídia e a Modernidade, 1995) e Political Scandal (Escândalo Político, 2000).

O outro é Jean Paul Jacob, engenheiro eletrônico brasileiro, considerado guru do mundo digital. Citado como um dos 50 “Campeões de Inovação” pela revista Info, profetizou o fim do livro, a exemplo do que já havia feito na década de 1980, quando decretou o fim do vinil diante do aparecimento de CDs e DVDs. É pesquisador emérito da IBM e cientista consultor residente na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Despojado e comunicativo, Jean Paul leva sempre para suas entrevistas e palestras uma sacola barata, repleta de novas tecnologias que apresenta ao público.

A programação do Fórum Internacional do Livro Digital – que acontece no auditório Elis Regina, Complexo Parque Anhembi, em São Paulo – é a seguinte:

Dia 10 de agosto

19h – Coquetel de abertura.

20h20 – Abertura oficial do Fórum Internacional do Livro Digital.

20h30 – 22h – Palestra “O futuro do livro impresso num mundo digital”, de Mike Shatzikin.

Dia 11 de agosto

08h30 – 10h – Palestra “Os livros na Era Digital”, de John B. Thompson.

18h00 – 19h30 — Palestra “O Futuro já não é mais o que era!”, de Jean Paul Jacob.

Associados da CBL poderão inscrever-se para o Fórum Internacional do Livro Digital pelo site www.cbl.org.br, onde constam mais informações. Baixe a ficha de inscrição aqui. Os demais interessados deverão entrar em contato pelo e-mail digital@cbl.org.br.

http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=1284

    Author: Redação

    Share This Post On

    20 Comentários

    1. NCeOR2 Really appreciate you sharing this blog. Cool.

    2. 8UJYpN Thank you for your article post.Much thanks again. Really Great.

    3. Great blog.Much thanks again. Cool.

    4. I think this is a real great blog. Great.

    5. Really enjoyed this blog post.Really looking forward to read more. Keep writing.

    6. Thank you for your article.Thanks Again.

    7. Enjoyed every bit of your post.Really looking forward to read more. Great.

    8. I really liked your blog.Really looking forward to read more. Want more.

    9. I am so grateful for your blog article.Much thanks again. Really Great.

    10. A round of applause for your post.Much thanks again. Fantastic.

    11. claro que he1 😉 e eles (os livros) ate9 gosatm de ser assim remexidos, relidos, homenageados .. afinal, logo logo a seguir ao cachorro se3o os nossos melhores amigos*Bom fim-de-semana Carla :))

    12. Wow! Great thkniing! JK

    13. Im grateful for the article.Really looking forward to read more. Awesome.

    14. 874L0B Really appreciate you sharing this post.Thanks Again. Cool.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *