Fórum de Cultura acontece nesta terça e quarta

Abertura do Fórum em Dianópolis

Abertura do Fórum em Dianópolis

Depois de percorrer três regiões do Estado de forma itinerante, o Fórum Estadual de Cultura – Um novo olhar sobre a diversidade cultural do Estado desembarca na capital. A última etapa do Fórum acontece dias 28 e 29 de junho e conta com uma programação diversificada com palestras ministradas pelo Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Roberto Peixe e pelo Diretor de Programas Integrados do Ministério da Cultura, Maurício Dantas. O Fórum promovido pela Secretaria Estadual da Cultura tem o intuito de definir políticas públicas capazes de atender as diferentes demandas e necessidades do movimento cultural de todo o Estado em conjunto com os diferentes segmentos da cultura e da sociedade. A abertura será às 19 horas, dia 28, no auditório do Palácio Araguaia e segue durante o dia na quarta-feira (29), no Espaço Cultural.

Com a proposta de abranger todo o Estado, o Fórum está acontecendo em quatro etapas, abrangendo a região sul, norte, sudeste e central de forma a envolver todos os municípios com a participação de representantes das gestões públicas, sociedade civil, comunidades indígenas, quilombolas, estudantes, organizações governamentais e não governamentais ligadas à cultura no Estado do Tocantins.

As três etapas foram realizadas durante o mês de junho nas cidades de Gurupi, Araguaína e Dianópolis. Os Fóruns contaram com a presença de diversos representantes culturais das regiões sul, norte e sudeste do Estado. Nos eventos surgiram propostas e debates nos grupos temáticos sobre demandas de cada área para subsidiar a elaboração dos editais do Fundo Estadual de Cultura com a participação dos coordenadores da Secretaria da Cultura.

Para a Secretária da Cultura Kátia Rocha, além do Fórum contribuir diretamente para o fortalecimento da cultura no Estado, ele se configura em uma importante reunião de trabalho. “Vamos continuar abrindo esse diálogo entre o governo e os setores da cultura sobre as demandas nas áreas culturais de cada região do Estado. Pretendemos nortear nossas ações de maneira ampla e democrática” declara a Secretária acrescentando ainda que o resultado do Fórum em todas as regiões norteará os editais que irão movimentar o Fundo Estadual de Cultura.

Serviço:
www.cultura.to.gov.br
Tel: 3218-3311/218-3313

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *