FOLCLORE BRASILEIRO – Rio Grande do Sul

 

O Gaúcho em seu traje típico usa. Usa bombacha, que são calções largos apertados acima dos tornozelos por meio de botões, um lenço amarrado ao pescoço, um poncho franjado volteando-lhe o ombro e no cinturão largo de couro com bolsos (guaiaca), guarda dinheiro, armas, etc. Suas botas têm esporas e seu chapéu é de abas largas sendo preso ao queixo por um laço de couro, o barbicacho.

Para laçar animais em campo aberto, mais especificamente o gado, usa o laço ou a boleadeira que é constituía de três esferas de pedra ou de ferro, forradas de couro e ligadas entre si por meio de cordas de couro.

A mulher gaúcha é chamada de prenda e seu traje é um simples vestido de chita ou algodão, usando sempre um lenço amarrado ao pescoço. Nas danças gaúchas encontramos a influência marcante dos portugueses e a dos espanhóis, pouco se notando a influência africana. As principais danças são : Chula, Pericom, Tirana, Anu, Chimarrita e Pezinho.

O Pezinho, de origem portuguesa, é a mais popular e é dançada por pares. Nela, o gaúcho usa o traje típico do campeiro enquanto seu chapéu repousa nas costas. A prenda usa saia longa rodada e cheia de babados.

Faz trança nos cabelos e os enfeita com flores. Estando o couro e a prata ligados aos costumes dos gaúchos, destacam-se como atividade artesanal : A cuia do chimarrão, a boleadeira, e o trabalho em couro das selarias.

    Author: Redação

    Share This Post On