FOLCLORE BRASILEIRO – Goiás

Na região de Goiás vamos encontrar o índio e o branco, como os principais elementos do folclore local. Os Bandeirantes, fixando-se com suas famílias na região foram criando vilas e cidades, sendo sua principal atividade o garimpo, uma vez que o ouro e as pedras preciosas afloravam nesta região.

Os instrumentos de trabalho de um garimpeiro são pás, picaretas, batéias, peneiras entre outros. Encontramos em Goiás como atividade artesanal o trabalho feito em tear manual onde velhas tecelãs, misturando os fios de algodão de várias cores em diferentes pontos, fazem lindíssimas colchas, roupas infantis e de cama sendo os tecidos tingidos com tintas corantes .

Existe nesta região a Cavalhada , um folguedo que nos foi legado pelos portugueses e que simboliza a luta entre os cristãos e os mouros. Os cristãos vestem-se de branco e azul, cores do céu e da pureza, com espadas retas que simbolizam a retidão da justiça.

Os mouros, de vermelho e verde, cores da chama do inferno das amarguras, com espadas curvas simbolizando o mal. E cada grupo procura trajar-se mais ricamente que o outro. É a representação da conversão onde o bem luta contra o mal e o vence.

Há diversas tribos de índios localizadas no extremo norte de Goiás, sendo as principais : Os Tapirapés, os Carajás e os Javaés. Algumas tribos enfeitam o lábio inferior, as orelhas e tatuam o rosto. Outras, colam com uma resina flocos de algodão nos braços e pernas .

    Author: Redação

    Share This Post On