FOLCLORE BRASILEIRO – Amazonas

No estado do Amazonas a grandiosidade da natureza aliada aos costumes indígenas fascinam de tal modo o homem que o leva a acreditar em mitos e lendas, como o canto do Uirapuru, na Yara, na lenda das Amazonas etc…

Hoje existem aproximadamente cento e cinqüenta tribos indígenas que vivem na selva. Todas estas tribos vivem da caça e da pesca, há porém diferenças bastante pronunciadas em seus costumes. Os índios Tágua por exemplo, cuja tribo está localizada perto da fronteira com o Peru, não utilizam o arco e a flecha e sendo sua arma a sarabatana, que é um tubo de tirar flechas com o sopro e, normalmente, usam o “curare” para envenenar suas flechas. Enquanto a maioria dos índios se preocupa com o enfeite individual os índios Tucuna e os Oiana preocupam-se mais em enfeitar suas casas. De um modo geral, tanto o índio como a índia pintam o rosto e o corpo com resinas vegetais utilizando varetas, penas e fazendo matrizes de madeira e de barro cozido.

Os índios das tribos próximas à Colômbia e ao Peru pintam o corpo com desenhos em forma geométrica devido à influência dos povos andinos. O artesanato é muito variado e rico destacando-se os trabalhos de cestaria e de tecelagem. Cabe à mulher confeccionar peças de roupa (tangas), redes e enfeites utilizando teares primitivos. Para o início, a música e a dança fazem parte do seu dia-a-dia .

Por meio delas ele realiza suas cerimônias religiosas e festivas. Para a confecção de seus instrumentos musicais usa a madeira, o osso e certos frutos como o porongo e a cabaça. Os principais instrumentos são : maracá, trombeta de cuia, flauta de osso e flauta de pan.

    Author: Redação

    Share This Post On