Flavio de Souza estréia em Curitiba a comédia policial “FlashBack”

Roteirista de “Sai de Baixo” e autor do Castelo Rá-Tim-Bum inicia em Curitiba espetáculo que une teatro e ação socialflavio ctba

Na primeira semana de março de 2010, iniciou a produção da primeira montagem do espetáculo “Flash Back”, que tem estréia marcada para o dia 08 de abril, no Teatro Guaira – Auditório Salvador de Ferrante. A peça que é escrita e dirigida por Flávio Souza, roteirista do “Castelo Rá-tim-Bum”, “Sai de Baixo”, e do atual e “TV Xuxa”, que ainda traz no currículo um Jabuti em Literatura, o espetáculo expande as reflexões a respeito do papel social teatro.

 O projeto tem práticas que estimulam a formação de novos públicos, transformando o teatro em “sólido instrumento de aprendizado”. Para isso, a produção tem algumas estratégias. 

  Realizar 02 workshops, com espaço para 30 alunos, direcionado para o público que estuda teatro, possibilitando que interessados conheçam e se envolvam no processo de criação de dramaturgia.

Serão abertas quatro sessões gratuitas as escolas da rede pública municipal.

Outro aspecto importante deste espetáculo é o formato da concepção de estrutura cenográfica desmontável e removível diariamente, visando rapidez e viabilidade de manipulação pela equipe técnica para a adequação do espaço cênico”, explica Jewan Antunes, produtor do espetáculo.

Segundo ele, o formato da estrutura cenográfica removível facilita a circulação do espetáculo em diversas cidades do Estado do Paraná, e a livre adaptação cenográfica em variados estilos de teatros e espaços alternativos.

O texto – Versão crítica e bem humorada de uma história policial tipicamente inglesa da Era de Ouro, anos 20, 30 e 40 do século XX, “Flash Back” é, ao mesmo tempo, um genuíno “whodunit”. A trama envolve a platéia na busca pelo culpado para o assassinato de uma mulher rica, poderosa e má. Pistas falsas, diferentes versões para os mesmos acontecimentos, e as imprescindíveis reviravoltas apontam caminhos que nos levam a desconfiar de quatro suspeitos.

Tudo se inicia quando o mordomo chama um detetive da polícia porque achou sua patroa, uma famosa escritora, nua, morta, ensangüentada, assassinada em plena sala. Assim que o detetive chega, o mordomo começa a contar sua versão para os fatos.

Sua patroa estava sendo ameaçada por um famoso médico; uma outra mulher: atriz e rival; uma nobre de sexualidade ambígua; e o marido da atriz. Todos os quatro suspeitos tinham segredos e, portanto, motivos para cometer o crime.

O motivo de tal barbaridade era o medo de que segredos dos suspeitos viessem a público com a finalização da autobiografia que tal atriz estava escrevendo. Quando o detetive acha que a história do mordomo acabou, ele começa a contar outras possíveis versões para o assassinato, sendo que no final das contas, o próprio detetive passa a ser o suspeito do crime.

Uma comédia com todos os clichês das histórias policiais antigas, “Flash Back” é uma texto emocionante, intrigante e envolvente.

O Autor – Flavio de Souza, ator, diretor de teatro, roteirista e dramaturgo. Foi um dos fundadores (anos 70) do grupo de teatro experimental PÓD MINOGA STUDIO, participando das criações coletivas, em que foram desenvolvidos os trabalhos de criação de textos, atuação, confecção de cenários e figurinos, letras de músicas etc.

Roteirista do Sai de Baixo, autor do programa de TV Castelo Rá-tim-bum, roteirista do Programa da Xuxa.  Autor dos textos de Teatro: Fica Comigo Esta Noite – Repettition – O Quinto Tiro – Quase um Bibelô – Ed & Eu – De pernas pro Ar – Fascinação – Flash Back – Gesto Final – Anastácia, Filho de Artista, Saudades do Sião. (www.flaviodesouza.com.br)

Serviço:

O espetáculo estará em cartaz no Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante – Curitiba de 09 a 25 de abril:

– Sexta e sábado ás 21h e Domingos ás 19h.

– R$15,00 inteira – R$7,00 – meia entrada.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. WMsIa3 Im thankful for the blog.Much thanks again. Awesome.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *