Festejos juninos da Região Centro-Oeste

31_05_17_baloes_sao_joao

A temporada oficial das fogueiras, bandeirolas e chapéus de palha está começando e os festejos juninos deverão movimentar milhares de pessoas pelo Brasil. No Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo, existem 96 festejos distribuídos por 21 estados brasileiros de todas as regiões do país. Apenas na Região Centro-Oeste, gestores, organizadores e produtores de eventos cadastraram 06 festejos: Mato Grosso do Sul (03), Mato Grosso (02) e Goiás (01).

A ideia do Ministério do Turismo é que a celebração cultural seja transformada em um produto turístico de destaque, capaz de atrair visitantes estrangeiros e estimular cada vez mais o turismo doméstico, assim como o Carnaval. A divulgação dos festejos, bem como a realização de ações de promoção e apoio à comercialização, faz parte da estratégia conjunta do Ministério do Turismo e da Embratur para posicionar e promover os destinos turísticos que celebram os festejos juninos. Para tanto, foi elaborado um edital de Chamada Pública que selecionou cinco municípios brasileiros que celebram festejos juninos, para receberem ações da Pasta.

“Queremos que o São João tenha seu valor turístico reconhecido tanto no Brasil como no mundo. Trata-se de uma manifestação cultural extremamente rica que tem enorme potencial para se transformar em um produto turístico assim como o Carnaval. Para que isso aconteça, o Ministério do Turismo tem investido fortemente em um conjunto de ações”, informou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.


Chapada dos Veadeiros (GO) é um dos atrativos para ecoturismo no Centro-Oeste. Crédito: Embratur

Os destinos receberão jornalistas e influenciadores digitais de todo o país para apresentarem um pouco de suas festas e atrações. Para a seleção dos destinos foram considerados fatores como o fluxo turístico das festas, bem como o roteiro de visita proposto para realização da visita, ao festejo em si, e também à comercialização e promoção da festa e do destino. O MTur realizará ainda rodadas de negócios sobre o São João.

Estre os festejos da Região Centro-Oeste, cadastrados no Calendário de Eventos, estão o Arraial do Banho de São João de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, (de 22 a 25 de junho); Arraiá de Itumbiara, em Goiás, (de 26 de junho a 02 de julho); o 15º Arraial de Santo Antônio em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, (de 10 a 13 de junho) e Festival de Quadrilhas de Santa Terezinha, no Mato Grosso (de 30 de junho a 02 de julho).

REPASSES – Além dessas ações, 13 municípios de quatro estados brasileiros também receberão apoio do MTur no valor de R$ 2,8 milhões por meio de emendas parlamentares. São eles: Maracanaú (CE), Mata de São João (BA), Itaberaba (BA), Itatim (BA), Glória (BA), Canudos (BA), Mairi (BA), Capela do Alto Alegre (BA), Correntina (BA), Miranorte (TO), Sitio Novo (TO) Macedônia (SP) e Gavião Peixoto (SP).


Chapada dos Guimarães (MT), outro ponto muito procurado pelos ecoturistas. Crédito: Embratur

NO EXTERIOR –  Na Europa, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem promovido uma série de apresentações das festas de São João do Brasil com intuito de diversificar a oferta turística em outros países. Em Roma (Itália) foi registrado o maior público até o momento: 30 mil pessoas. Seguido de Lisboa (Portugal), com mais de 15 mil pessoas e Madri (Espanha) com cerca de 6 mil. Os estrangeiros têm se encantado com apresentações musicais, vestimentas típicas, quadrilhas e a culinária da festa.

Neste momento, o grupo está em Londres (Inglaterra), onde se apresenta até o dia 4 de junho, na Embaixada do Brasil na cidade. O Reino Unido é o 8º maior emissor de turistas ao Brasil e o 3º entre os países europeus. No ano passado, 202 mil ingleses desembarcaram no Brasil, superando a marca de 2015, de 189 mil turistas.

 

CLIQUE AQUI – TUDO SOBRE FESTA JUNINA

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *