Festa de Aniversário

    Festa de Aniversário “Aniversário” é uma palavra latina que significa “aquilo que volta todos os anos”. “Anniversarius” vem de “annus” (ano) e “vertere” (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos.

    O bolo de aniversário parece ter surgido na Grécia, em homenagem a Artemis, a deusa da caça, reverenciada no dia 6 de cada mês. Dizia-se que as velas representavam o luar.
     

    Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo.

    Naquele tempo, o número de velinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais – sinal da luz da vida.

Aniversários ao redor do mundo

África do Sul
Nos locais em que a influência da colonização inglesa é menor, o aniversário é comemorado com um churrasco chamado de “Bob” (“bring one brie” ou “bring one bottle”), no qual cada convidado fica responsável por levar um prato. Comidas típicas como “Millie Pap” (polenta branca de fubá), “Gravy” (tipo de sopa) e “Chakalaka” (molho apimentado de feijão, cenoura e cebola) são consumidas nessas comemorações.

Finlândia
Nas festas de aniversário finlandesas, é comum servir um café da tarde com sorvetes, bolos secos, roscas de canela e biscoitinhos.

Índia

Para os indianos, o aniversário é a data mais importante do ano, celebrado como se fosse seu próprio “Ano Novo”. Um “ritual de fogo” é praticado na data, a fim de purificar corpo e espírito do karma ruim e começar tudo de novo.

Itália

No país, o “aniversário d’oro” é especialmente importante. Ele acontece quando a idade do aniversariante coincide com a data de nascimento – por exemplo, completar 20 anos em um dia 20.

Irlanda
Quando o aniversariante é adulto, os amigos e convidados realizam uma peregrinação de pub em pub, bebendo uma cerveja em cada um em homenagem ao aniversariante.

México

É costume o aniversariante quebrar uma pinhata – espécie de embrulho de papel suspenso por uma corda recheado com doces – com os olhos vendados.

Rússia

Os russos fazem aniversário duas vezes por ano! Antes da Revolução Russa, em 1917, a influência da Igreja Ortodoxa era tão grande que muitos fiéis batizavam seus filhos com nomes de santos. Assim, o aniversário era comemorado no dia do santo que dava nome à pessoa – um sistema conhecido como “Onomástico”. Durante a União Soviética, manifestações religiosas foram proibidas, então os aniversários passaram a ser comemorados da maneira tradicional, no dia do nascimento da pessoa. Com o fim do governo soviético, os russos voltaram a comemorar da maneira onomástica, mas mantiveram a comemoração na data de nascimento. Em russo, a saudação “Mnogoilheto” significa “muitos anos de vida”.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *