Festa da Uva de 2013 resgata tradições e cultura. Colombo/Pr.

Museu Cristóforo Colombo: a história da formação do município (foto: Arquivo/PMC )

Quatro exposições acontecem durante o evento lembrando as etnias que formaram a cidade
A 50ª edição da Festa da Uva de Colombo vai resgatar a cultura e as tradições locais, retratadas em exposições variadas, atividades culturais, na gastronomia, nas barracas dos produtores rurais, no artesanato, entre outros. A festa começa nesta sexta-feira e segue até o domingo. A lembrança e a valorização dos moradores e de seus colonizadores, formados por indígenas, africanos, portugueses, islandeses, suíços, alemães, franceses, poloneses e os italianos — estes últimos são em maior número e formam a maior Colônia Italiana do Estado do Paraná — estarão a mostra.
A identidade cultural da cidade, das suas famílias e das tradições destas etnias que transformaram a cidade no que ela é hoje, poderão ser conhecidas e visitadas por meio de quatro espaços dentro do Parque Municipal da Uva montados especialmente para a data. Trata-se da exposição do museu Cristóforo Colombo, da mostra de uma casa típica italiana no Memorial da Imigração, da tenda montada entre estes dois locais e uma exposição no ginásio de esportes junto com a 12ª Feira de Indústria, Comércio e Serviços (Feicom).
No museu, estará exposta a história do município desde a presença indígena quando a região ainda pertencia a Curitiba até os dias atuais. No memorial, a casa típica da colônia e suas curiosidades promoverão uma verdadeira volta ao passado, com o colchão de palha, pia de madeira, etc.
Já na tenda, que estará localizada entre o memorial e o museu, a história das cinquenta Festas da Uva e dos 14 anos do Circuito Italiano de Turismo Rural serão expostas por meio de quadros, jornais de época, fotos, e produtos.
O ginásio que vai abrigar a 12ª Feicom também terá um espaço especial para uma exposição da agroindústria do vinho, onde máquinas e equipamentos dos agricultores ficarão a mostra para contar como se deu e se dá o processo de fabricação do vinho, desde a colheita da uva até o produto final.
No pavilhão do Parque da Uva, as atividades culturais começam na sexta-feira à noite, com o corte de 50 polentas feitas por 50 nonas para comemorar os 50 anos de festa. No sábado e domingo às 15 e 19 horas, acontecerão diversas ações com o 4º encontro de Cultura Italiana, com muita música e dança.
O domingo, a partir das 10h30, também no pavilhão, acontecerá uma Santa Missa em Italiano Veneto em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da Festa da Uva. Já as 15 horas, terá o torneio da Mora, jogo típico italiano, que se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão apresentados sobre a mesa.
E para completar as atividades culturais do evento, uma exposição de uvas, as mais produzidas em Colombo (terci, niagara branca e rosada) e de hortaliças cultivadas pelos produtores rurais da cidade participarão de um concurso de avaliação feito pelos técnicos da Emater.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *