Feijão-de-corda com farinha de mandioca

feijaode corda com mandiocaPreparação típica do nordeste elaborado com o tradicional feijão-de-corda, temperado somente com coentro e cebola e misturado na farinha de trigo. Nesta versão o preparo é com azeite de oliva que dá um sabor, ainda, mais especial.

Rendimento: 6 porções de 200 g
Tempo de preparo: 20 minutos (mais 35 minutos de cozimento)

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de feijão-de-corda . 270 g
  • 1 cebola grande . 265 g
  • 4 colheres (sopa) de coentro picado . 16 g
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
  • 1 xícara (chá) de farinha de mandioca . 100 g
  • Sal a gosto

Modo de Fazer

Lave o feijão, coloque em uma panela de pressão e cubra com 1.300 ml de água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 35  minutos ou até o feijão ficar macio. Retire do fogo, tire a pressão da panela e abra-a. Retire o feijão, coloque em uma peneira e deixe escorrer.

Descasque a cebola, lave-a e corte em pedaços bem pequenos. Lave o coentro, seque com toalha de papel e separe somente as folhas. Pique-as finamente e meça 4 colheres das de sopa e coloque em uma panela.

Junte o azeite de oliva e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por mais 2 minutos. Acrescente o feijão e continue a refogar, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos.

Misture a farinha de mandioca e o sal. Cozinhe, sem parar de mexer, e assim que a preparação estiver bem quente retire do fogo.

 

Valor nutricional por porção
295 kcalorias; 45 g de carboidratos; 11 g de proteínas; 9 g de gorduras totais (1,5 g de saturada; 6 g de monoinsaturada, 1 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 12 g de fibras; 6 mg de ferro; e 130 mg de cálcio

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *